Notícias
Teatro Glauce Rocha recebe leitura dramática da peça ‘Da necessidade de ser polígamo’
Foto - Fernanda Vizeu. Crédito: Duda Andrade
A Fundação Nacional de Artes - Funarte recebe a leitura dramatizada do texto Da necessidade de ser polígamo, de Silveira Sampaio, no dia 12 de dezembro, quinta-feira, na no Teatro Glauce Rocha. O projeto com outorga extraordinária tem entrada gratuita. Após o trabalho, está programada uma roda de conversa com o público.
Escrita em 1949, a peça do renomado dramaturgo, ator e diretor teatral Silveira Sampaio explora, com humor e ironia, as contradições dos relacionamentos, questionando os modelos de monogamia e poligamia, e desafiando as expectativas sociais e culturais que moldam as noções de amor. Cinco atores fazem a leitura, com direção de José Luiz Jr.
O projeto conduz a busca por um resgate da relevância histórica do autor e sua capacidade de provocar reflexões por meio do riso. Ele integra um estudo que o elenco desenvolve sobre Silveira Sampaio, que inclui uma imersão no estudo do texto e na trajetória do dramaturgo. A proposta é trazer de volta a linguagem satírica e popular das décadas de 1940 e 1950, período no qual a obra foi escrita, e resgatar o humor que marcou essa era do teatro brasileiro.
Na trama, Petúnio, um homem em crise no seu casamento tradicional, confessa à esposa que tem uma amante. Convencido de que a monogamia é uma invenção ultrapassada, ele decide que a solução para suas dúvidas e problemas amorosos é a poligamia. O personagem principal embarca numa jornada cômica e desastrada, tentando justificar sua ‘nova filosofia de vida’ para a esposa. Entre teorias que parecem absurdas e tentativas fracassadas de pôr em prática seu plano, Petúnio logo descobre que o caminho para a felicidade amorosa é muito mais complicado do que imaginava.
Silveira Sampaio foi uma figura importante no teatro brasileiro, conhecido por seu trabalho inovador e pela crítica social que atravessa suas obras. Além de sua carreira como dramaturgo, foi responsável por criar o primeiro talk show da televisão brasileira, sendo uma das vozes mais marcantes de seu tempo, ao abordar, com leveza e sagacidade questões do comportamento humano e da vida social.
SERVIÇO:
Leitura dramática da peça “Da necessidade de ser polígamo”
Data: 12 de dezembro
Horário: 19h
Local: Sala Murilo Miranda – Teatro Glauce Rocha - Av. Rio Branco 179, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 minutos