Notícias
Teatro, Funarte
Teatro de Arena Eugênio Kusnet completa 68 anos
A Fundação Nacional de Artes - Funarte celebra os 68 anos de inauguração do Teatro de Arena Eugênio Kusnet, inaugurado em 1º de fevereiro de 1955. Aberto nos anos 1950 e administrado pela Funarte desde o final dos anos 1970, o equipamento mantém as mesmas características de sua concepção original, com o palco circular e as arquibancadas circundantes, em formato de arena.
O nome do local vem da companhia que o adotou como sede: o Teatro de Arena, grupo formado em 1953, com nomes como Sergio Britto e Monah Delacy. A companhia tinha tido sua estreia nos salões do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), com "Esta Noite É Nossa", de Stafford Dickens, e realizado outras apresentações em clubes, fábricas e salões quando se instalou na Rua Teodoro Baima.
Grandes artistas e espetáculos importantes da história do teatro brasileiro marcaram a trajetória da companhia. Com a direção de Augusto Boal, por exemplo, que havia cursado dramaturgia em Nova York, o grupo apresentou montagens como "Chapetuba Futebol Clube", de Oduvaldo Vianna Filho, em 1959; "Gente Como a Gente", de Roberto Freire, no mesmo ano; e "Fogo Frio", de Benedito Ruy Barbosa, em 1960.
Nomes como Milton Gonçalves, Flávio Migliaccio, Paulo José, Dina Sfat, Joana Fomm, Juca de Oliveira, Lima Duarte, Myrian Muniz, Isabel Ribeiro, Dina Lisboa, Renato Consorte, entre outros, integraram o elenco do grupo.
A histórica sala foi comprada pelo Serviço Nacional de Teatro (SNT), em 1977. Atualmente, a ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet se dá por meio de edital ou cessão de espaço. Saiba mais na página de Editais da Funarte.