Notícias
Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro, apresenta espetáculo da companhia goiana de dança CenÁpice
Foto: Dionatan Douglas – Divulgação
Nos dias 23 e 24 de março, sábado e domingo, a Fundação Nacional de Artes – Funarte apresenta, no Rio de Janeiro (RJ), um espetáculo de dança da companhia de Goiânia (GO) CenÁpice: Ao Alcance das Mãos, no Teatro Cacilda Becker – Zona Sul da capital. Os ingressos têm preços populares.
Selecionada no Programa Funarte Aberta 2023 – Ocupação dos Espaços Culturais no Rio de Janeiro, a peça surgiu de reflexões sobre um sentimento de solidão que se estabelece na sociedade, provocado por um distanciamento entre as pessoas, estimulado pelas mídias eletrônicas. As apresentações fazem parte de uma circulação, que chega a vários estados do país. O projeto também foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014.
O tema
“... A televisão, os jogos de celular e a internet aproximam quem está longe, mas podem trazer uma grande ruptura para quem está perto [...] nesse modo de relação com a vida, as pessoas não se permitem mais “o olhar no olho” e “o perceber das angústias e tristezas do outro [...] O ritmo cada vezes mais frenético das nossas rotinas faz com que nossa vida seja cada vez mais cibernética e utilitarista”, explica a CenÁpice.
“Mesmo quando a casa se encontra nesse ‘silêncio dos afetos’, a televisão, a cozinha, o rádio, o celular, entre outros elementos, continuam a produzir os seus ciclos de ruídos”, aponta o grupo. Mas acrescenta que, mesmo assim, quando, por instantes, o indivíduo interrompe esse processo de “adoecimento eletromidiático”, percebe outros sentidos e significações; e estes fazem com que o gesto se torne mais do que a execução de uma sequência de ações; e que dessa forma, o movimento se torne potente e ganhe, de novo, uma condição de “humano”. “O espetáculo tem a pretensão de fazer com que as pessoas reflitam, se encontrem e se percam nessa dramaturgia, que desenha um cenário de casa, para falar sobre coisas da casa”, comenta a companhia. A trilha sonora passa por uma “concepção de ruídos”, tais como sons de televisão ou de rádio; do barulho de cozinha; do toque do celular; e de outros diferentes ambientes sonoros. A trilha sonora é original – criada pelo músico Pedro Ventura.
A proposta é que o espetáculo estabeleça seu enredo a partir da representação das relações entre as pessoas no dia a dia. Por exemplo: um personagem tenta se comunicar com outro, que está com a sua atenção focada em um filme. A criação passa pelo registro, na dança, “da insensibilidade de olhar para o outro e não saber que alguma coisa está diferente; da relação que não se estabelece porque nos afastamos de quem está do nosso lado”, comenta a CenÁpice.
A peça foi composta no ano de 2016. A turnê deste ano passa pelas cidades de Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro. “Nossa circulação leva a arte que produzimos em Goiás e gera troca dos saberes artísticos entre a CenÀpice e os artistas de cada cidade em que será apresentado o espetáculo”, comemora a companhia.
Serviço
Espetáculo de dança
Ao Alcance das Mãos
Dias 23 e 24 de março
Sábado - Sessão I às 17 h; Sessão II às 19h
Domingo, às 17 h
Ficha técnica
Direção Geral e Ensaísta: Larissa Siqueira
Coreografo: Marcus Nascimento
Concepção do Cenário: Lorena Siqueira | Concepção Musical: Pedro Ventura | Vídeo Dança: Anna Behatriz Azevedo
Bailarinos: Giulia Viana, Lorena Siqueira e Marcus Nascimento
Filmagem: Andreia Miklos Mocó | Iluminador: Sérgio Galvão
Realização: CenÁpice Cia. de Dança – Goiânia (GO)
Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 - Catete, Rio de Janeiro (RJ)
Espaço cultural da Fundação Nacional de Artes – Funarte
Ingresso: R$ 20 | Meia-entrada: R$ 10
Classificação indicativa 14 anos
Projeto selecionado no Programa Funarte Aberta 2023 – Ocupação dos Espaços Culturais no Rio de Janeiro e contemplado no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014
Mais informações sobre o espetáculo: larissasiqueirafabiano@gmail.com
Mais informações sobre os espaços da instituição no Estado do Rio de Janeiro
Coordenação de Espaços Culturais | Diretoria de Projetos | Funarte
coec@funarte.gov.br