Notícias
Inscrições em convocatórias do Ibercena ficam abertas até 30 de julho
Registro do Encontro Internacional de Artes Cênicas da África Contemporânea, festival da Espanha contemplado no Ibercena
Estão abertas as inscrições para os concursos do Ibercena – Fundo de Apoio para as Artes Cênicas Ibero-americanas 2024-2025. O programa lançou convocatória para três linhas: Apoio à Criação em Residência; Apoio à Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas; e Apoio à Programação de Festivais e Espaços Cênicos. As inscrições ficam abertas até 30 de julho, às 12h (meio-dia, no horário de cada país-membro).
Além da proposta específica de cada linha de apoio, os projetos candidatos devem dialogar com os objetivos estratégicos do Programa, buscando trabalhar a perspectiva de gênero e seus desdobramentos, como a violência, a participação política, a empregabilidade de mulheres, assim como contemplar em suas equipes artistas indígenas, negros e artistas com deficiência e temáticas que abarcam a descentralização territorial, a diversidade e o diálogo intercultural.
A partir desta convocatória, o Programa também ressalta a importância de soluções econômicas relacionadas à conciliação familiar e ao cuidado com as infâncias, garantindo que artistas mães, pais e responsáveis tenham condições de realizar seus projetos.
Atualmente, o fundo Ibercena recebe recursos de 17 países da região ibero-americana, entre os quais o Brasil, por meio da Fundação Nacional de Artes – Funarte / Ministério da Cultura (MinC). Ao contribuir para a iniciativa, a Funarte possibilita a participação de artistas brasileiros do campo das artes cênicas nos processos seletivos.
INSCRIÇÕES
Os projetos devem ser apresentados unicamente por meio da plataforma digital do Ibercena, em "Iniciar sessão", preenchendo devidamente, em espanhol ou português, os dados exigidos e anexando os arquivos solicitados nas bases da Convocatória 2024/2025.
Na página própria de cada uma das três linhas da Convocatória, é disponibilizado um arquivo tutorial, que explica todas as etapas do processo de inscrição:
Apoio à Coprodução de Espetáculos de Artes Cénicas
Apoio à Programação de Festivais e Espaços Cénicos
SOBRE O IBERCENA
O Fundo de Apoio para as Artes Cênicas Ibero-americanas, que completa 18 anos de existência em 2024, integra a Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib) a 17 países que financiam o programa, atualmente: Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. Os recursos financeiros para a iniciativa provêm das contribuições dos países-membros. O Brasil, representado pela Funarte, faz parte do programa desde o ano de 2010.
Por meio do Fundo, é promovido o estímulo e a integração das atividades de circo, dança, teatro e performance da região ibero-americana. A missão do Ibercena é “promover o intercâmbio, a criação e a profissionalização das Artes Cênicas Ibero-Americanas, estimulando a sua circulação, coprodução, investigação e divulgação, reconhecendo a diversidade cultural dos países do Espaço Cultural Ibero-Americano, alinhando as suas ações com a Agenda 2030” (ONU). A missão da iniciativa foi estabelecida na IX Conferência Ibero-americana de Cultura, em 2006.
Entre 9 e 11 de abril de 2024, o Brasil foi sede da XXXVIII Reunião do Conselho Intergovernamental do IBERCENA, ação produzida e coordenada pela Diretoria de Artes Cênicas da Funarte.