Notícias
Circo, Dança, Teatro, Funarte
Iberescena: confira resultado da Convocatória 2021/2022
(Registro do Festival Internacional de Teatro de Brasília / Maxime Steckle / Divulgação)
Após reunião realizada virtualmente, em 9 de dezembro, o Conselho Intergovernamental do Iberescena – Fundo de Apoio para as Artes Cênicas Ibero-americanas anunciou os projetos contemplados na convocatória 2021/2022. Dos 673 inscritos, serão premiados 124 projetos a serem realizados no ano de 2022, nos 17 países que fazem parte do programa, em um valor total de 976.688,20 euros. No Brasil, entre os 102 inscritos, foram 10 selecionados nas três linhas de apoio.
A concessão foi distribuída da seguinte forma: 32 contemplados na linha de apoio para Criação em Residência, com 175.940 euros atribuídos; 47 na linha de Coprodução de Artes Cênicas, no valor de 436.269,56 euros; e 45 na linha de Programação de Festivais e Espaços Cênicos, com 364.478,64 euros.
Os projetos devem promover a internacionalização e o intercâmbio de artistas e produtores em parceria com cidadãos dos 17 países integrantes: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.
Acesse a relação completa dos contemplados por linha de ajuda no site do Iberescena
Confira balanço das inscrições e selecionados do Brasil na convocatória 2021/2022
Selecionados no Brasil
Na linha de apoio à Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas, foram selecionados três projetos brasileiros, com um total de 29.474,72 euros em recursos. São eles: Cabaré Chinelo, de teatro e dança, de Manaus (AM) com a Argentina; Colores, de circo, de Caeté Açu (BA) com o México; e PLÉC e a criação do mundo, de teatro, de Itajaí (SC) com a Espanha.
Na linha de apoio à Criação em Residência, foram quatro selecionados, com um total de 24.010 euros. São eles: Teatro Deodoro, projeto interdisciplinar de Maceió (AL) com Guatemala e Panamá; Cia Nós no Bambu, de circo, de Brasília (DF) com a Argentina e convocatória aberta a países-membros; Quintão das Artes, de dança, de Belo Horizonte (MG) e chamada aberta a países-membros; e VeiculoSUR, também interdisciplinar, de São Paulo (SP) com Chile e Uruguai.
Já na linha de apoio à Programação de Festivais e Espaços Cênicos, foram três selecionados, com o total de 26.000 euros: Movirio Festival 20022, de dança e circo, do Rio de Janeiro (RJ); 1º Festival Ibero-americano de Dança Vertical, de dança e circo, de São Paulo (SP) com Argentina, Uruguai e Equador; e o Festival Graça e Magic, de teatro e circo, de Goiânia (GO) com a Argentina e chamada a países-membros.
A ata da reunião e o resultado das bolsas concedidas estão disponíveis no site do Iberescena:
Ata da XXXI Reunião e anexos: iberescena.org/actas
Projetos contemplados: iberescena.org/convocatorias/ayudas-concedidas