Notícias
Funarte SP recebe o espetáculo Heliogábala: a anarquia coroada
'Heliogábala: a anarquia coroada' - foto (divulgação)
O coletivo político-performático Núcleo Experimental de Butô, se apresenta no Complexo Cultural Funarte SP com o espetáculo Heliogábala: a anarquia coroada, na Sala Arquimedes Ribeiro, nos dias 26 e 27 de abril e nos dias 03 e 04 de maio. O projeto contemplado pelo Programa Funarte Aberta tem entrada gratuita.
O novo trabalho do coletivo conta a história da primeira e única imperatriz travesti de Roma, e visa reivindica-la como símbolo trans. Heliogábala, figura controversa que governou o império romano do ano 2d.c. Livremente inspirada na obra de Antonin Artaud, a peça é uma festa trágica, uma orgia terrífica, um sonho intempestivo.
A obra marca um ponto de inflexão no percurso do Núcleo Experimental de Butô sempre se dedicou à revolução através da dança, buscando libertar a vida dos sistemas de poder que a sitiam. Agora, essa insurgência se expande do teatro, friccionando as delimitações habituais das artes da cena.
O espetáculo oscila abruptamente entre cenas que recusam à lógica da representação e corêuticas rigorosas, mas hipnóticas. Um rigor mais próximo do que se vive em ritos de possessão e expurgo, e não nos balés. Isso porque o trabalho mira em gerar experiências psicofísicas e políticas, produzindo abalos capazes de transformar mundos.
SERVIÇO:
Espetáculo Heliogábala: a anarquia coroada
Data: 26, 27 de abril e 03 e 04 de maio de 2025
Horário: sábados às 20h; domingos às 19h
Local: Complexo Cultural Funarte SP - Sala Arquimedes Ribeiro
Entrada gratuita
Classificação: 18 anos
Duração: 90 minutos