Notícias
Funarte se despede do Mestre Jamelão e celebra sua trajetória e a honra de tê-lo como parte da história da instituição
Mestre Jamelão - foto: Mi Murriêta
A Funarte se despede hoje de Fidelis Sigmaringa da Silva Nascimento, o Mestre Jamelão. Conhecido como o “Diamante Negro”, dedicou sua vida ao circo e contribuiu com a formação de novas gerações de artistas, conquistando respeito e admiração por sua habilidade, versatilidade e generosidade.
Nascido em 1947, em São Fidélis (RJ), percorreu picadeiros e companhias em todo o Brasil como pirofagista, palhaço, faquir e em diversas outras expressões da arte circense. Em 1984, passou a integrar a Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha - ENCLO. Fez da escola sua morada e encantava alunos com suas histórias.
Com sua trajetória inspiradora e contribuição inigualável, Mestre Jamelão teve papel fundamental na transmissão das tradições do circo brasileiro, deixando um legado que ultrapassa o tempo.
A Funarte presta solidariedade a familiares, amigos e colegas de ofício neste momento de despedida. E celebra sua vida, sua arte e a honra de tê-lo como parte da história da instituição. Seu talento, dedicação e paixão seguirão vivos na memória da comunidade circense, e seu brilho continuará a iluminar os picadeiros do futuro.