Notícias
editais, Funarte, artes visuais, música
Funarte Rede das Artes 2023 — Programa de Difusão Nacional: inscrições abertas para dois dos cinco editais
Funarte Rede das Artes 2023 - Arte CCOM - Funarte
Com cinco processos de seleção e investimento de R$ 25 milhões, o programa de circuitos artísticos, integrante da Política Nacional das Artes, retoma e atualiza iniciativas históricas da Funarte
A Fundação Nacional de Artes – Funarte abriu, no dia 13 de novembro, segunda-feira, inscrições para a Bolsa Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça e a Bolsa Funarte de Música Pixinguinha. Os editais integram o Funarte Rede das Artes 2023 – Programa de Difusão Nacional,
Integrante da Política Nacional das Artes, a iniciativa reúne cinco processos de seleção setoriais, relacionados às linguagens artísticas atribuídas à Funarte: artes visuais, circo, dança, música e teatro. Esse conjunto inaugura ações direcionadas ao fortalecimento de circuitos de difusão artística em todo o Brasil. Elas conectam uma rede de espaços, artistas, produtores, técnicos, curadores, críticos e o público.
Por meio do fomento à circulação de produções artísticas e à realização de ações de intercâmbio, mediação e formação, o mecanismo se destina a promover o encontro e articulação da rede criativa das artes, estimulando relações de troca, interação e aprendizado mútuo. A Funarte pretende, assim, difundir saberes e fazeres artísticos em âmbito nacional, ampliando o acesso e a fruição, na efetivação da cultura como um direito de todas e todos.
Esses mecanismos totalizam um investimento de R$ 25 milhões. Ele viabiliza a realização de 150 projetos de circuitos artísticos – com circos itinerantes, espetáculos cênicos, shows e exposições, além de atividades de intercâmbio, mediação e formação, em todas as regiões do país. Serão deslocamentos físicos e simbólicos, que ativarão redes de espaços e iniciativas – impactando não somente os agentes artísticos em itinerâncias, mas, especialmente, cada território visitado.
Carequinha, Klauss Vianna, Marcantonio Vilaça, Myriam Muniz e Pixinguinha foram artistas e personalidades brasileiras reconhecidos por trajetórias singulares de dedicação às artes em suas diversas linguagens. De modo a valorizar políticas bem sucedidas na história da Funarte e que permanecem vivas na memória coletiva das artes brasileiras, é que se atribuiu aos editais do Funarte Rede das Artes 2023 os nomes de: Bolsa Funarte de Circo Carequinha, Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna, Bolsa Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça, Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz e Bolsa Funarte de Música Pixinguinha. É um reconhecimento e uma atualização de iniciativas que, em diferentes épocas, deixaram contribuições fundamentais para a difusão artística no Brasil.
A Bolsa Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça
Por meio da Bolsa Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça, a Fundação vai apoiar circuitos para itinerância, pelo Brasil, de exposições individuais, coletivas e/ou de acervos - inclusive os museológicos - e atividades de intercâmbio, fruição e formação. O edital também prevê uma modalidade que permite a aquisição de uma ou mais obras artísticas, as quais vão itegrar a circulação, passando a fazer parte de acervos abertos ao público - uma importante iniciativa de fortalecimento e atualização de acervos de instituições culturais, museus e espaços de memória em todo o país.
Acesse aqui a página do edital.
A Bolsa Funarte de Música Pixinguinha
A Bolsa Funarte de Música Pixinguinha tem como inspiração o Projeto Pixinguinha. Iniciado em 1977 pela Funarte, ele incentivava a circulação pelo Brasil de artistas e técnicos da música popular e instrumental.
O novo edital estimula a circulação da música popular e de concerto, por meio do apoio a circuitos de espetáculos musicais e atividades de intercâmbio, mediação e formação. Tal como acontecia no Pixinguinha histórico, as apresentações contarão com artistas e/ou grupos atuantes em cada localidade que receberá os shows, promovendo assim o intercâmbio regional e o fortalecimento das várias redes criativas da música brasileira.