Notícias
Funarte recebe oficinas de dança e teatro do Projeto Te Espero lá no Cacilda
Maria Teresa Taquechel e Angélica Gomes - (Divulgação)
A Fundação Nacional de Artes – Funarte recebe no Teatro Cacilda Becker, duas ações instrutivas na área de artes cênicas, destinadas a pessoas a partir dos 14 anos, com e sem deficiências físicas e/ou intelectuais. Em pauta até 15 de dezembro, o Projeto Te Espero lá no Cacilda conta com o apoio do Programa Funarte Aberta e com a parceria do Programa de Estágios do Curso de Licenciatura em Dança da Angel Vianna Escola e Faculdade. As inscrições são gratuitas.
As atividades acontecem toda segunda-feira. No primeiro horário, às 13h30, é realizada a Oficina de Teatro e Circo. No segundo horário, às 15h30, é a vez da Oficina de Dança Contemporânea e Percepção do Movimento, com Pulsar Cia. de Dança.
Restam poucas vagas para os cursos, sendo cerca de 15 em cada um. Está previsto no projeto, ainda, um espetáculo no teatro, no final do ano, com os participantes apresentando o resultado das pesquisas artísticas desenvolvidas.
Oficina de Teatro e Circo
Este workshop é realizado pela professora Angélica Gomes, sob a coordenação de Rubens Gripp, fundador da oficina e do grupo Teatro Novo. A proposta da ação é desenvolver e apresentar o trabalho de um coletivo de teatro, formado por atores/atrizes e produtores(as) de cultura com deficiências intelectuais que, em sua maioria, ou tem síndrome de Down ou autismo, e ou cadeirantes. O projeto também sensibiliza o público sobre o potencial de criação que as pessoas com deficiência possuem e o que poderiam desenvolver através da atividade teatral.
Oficina de Dança Contemporânea e Percepção do Movimento
A atividade é coordenada pela bailarina, coreógrafa Maria Teresa Taquechel y Saiz, diretora da Pulsar Cia. de Dança, que também atua como oficineira. No trabalho, são articulados conteúdos relativos à percepção do movimento e da dança contemporânea com estímulo à pesquisa corporal e ao desenvolvimento dos processos criativos. O foco é ampliar a consciência sobre as relações internas do corpo; o meio em que ele está inserido; e a expressão de cada pessoa. Busca-se, ainda, enriquecer o repertório corporal de cada participante e promover a troca/conexão com o espaço e as pessoas ao redor.
“As oficinas promovem o encontro entre diferenças, e o desenvolvimento da criatividade, da autoestima e da autonomia; além da socialização pela arte – dança, música, teatro e técnicas circenses. No palco do Teatro Cacilda Becker, conseguimos levar às pessoas o estímulo necessário para cada uma se revelar nas suas diferenças, em um espaço que é realmente para todos. Além disso, a experiência de atuar em um equipamento teatral provoca um incentivo extra para a criatividade e a expressão individuais”, comenta Maria Teresa.
Concebido pela Pulsar Cia. de Dança, o projeto tem como coordenadora musical Thelma Alvares, professora da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também oficineira, ela desenvolve uma pesquisa musical com os(as) participantes, na qual se integram dança e música. A parceria da educadora e musicoterapeuta e a Pulsar teve como outro desdobramento o Projeto Musidança, desenvolvido no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB – UFRJ).
As oficinas de dança também contam com os professores e bailarinos Lilian Lima e Sergio Menezes.
SERVIÇO:
Projeto “Te Espero lá no Cacilda”
Data: de 10 de março a 15 de dezembro - toda segunda-feira
Local: Teatro Cacilda Becker - Rua do catete, 338 - Catete, Rio de Janeiro - RJ
Inscrição: As matrículas nas duas atividades são gratuitas e podem ser realizadas em entrevistas, marcadas pelo Whatsapp (21) 99973-5534.
Oficina de Teatro e Circo
Horário: das 13h30 às 15h
Oficina de Dança Contemporânea e Percepção do Movimento
Com a Pulsar Cia. de Dança
Horário: das 15h30 às 17h.