Notícias
Música, Funarte
Funarte realiza Festival Paisagem Sonora com a UFRB
Programação do evento inclui 12 mesas de debate, curso sobre direitos autorais, três oficinas e 12 shows, valorizando tradições de matrizes africanas e indígenas (Crédito das imagens: Divulgação - Edição: CCOM Funarte)
A Fundação Nacional de Artes - Funarte realiza, junto com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o Festival Paisagem Sonora entre os dias 17 e 19 de novembro, em Santo Amaro (BA). Com programação extensa e totalmente gratuita, o evento é um dos resultados da parceria da Funarte com a UFRB, por meio do Música e Educação – Programa de Promoção da Música do Recôncavo da Bahia, firmado pelas duas instituições em dezembro de 2021.
Dando continuidade à colaboração com a universidade baiana, a Funarte também deve anunciar em breve uma ampliação da parceria, por meio de um novo programa. O Programa de Promoção da Música do Recôncavo da Bahia, que gerou ações como o Paisagem Sonora, está sendo executado a partir de três eixos: Projeto de Formação em Música para a Comunidade Escolar; Projeto de Qualificação Profissional em Economia e Política da Música; e Projeto de Difusão e Intercâmbio da Música do Recôncavo Baiano.
"O programa estabelecido em 2021 investiu R$ 500 mil em ações na área da música no berço do samba de roda, o Recôncavo Baiano. O festival Paisagem Sonora é um dos resultados dessa parceria que celebra a arte. Com as oficinas que realizamos, por exemplo, incentivamos a formação de músicos que agora participam do Festival ao lado de nomes já consagrados nessa arte, ganhando mais experiência e visibilidade. Para o novo programa nessa parceria já para 2023, estamos investindo mais recursos para alcançar outras frentes e linguagens artísticas, investindo na cultura popular da Bahia e fomentando a produção cultural do Recôncavo Baiano", explica o Presidente da Funarte, Tamoio Marcondes.
Desde maio deste ano, o Programa de Promoção da Música do Recôncavo da Bahia vem desenvolvendo iniciativas de formação, qualificação profissional e difusão, para contribuir para a promoção do intercâmbio entre fazedores da cultura, profissionais da música e comunidade acadêmica, gerando conhecimento sobre a Música Popular Brasileira. Entre as ações, foram distribuídas 40 bolsas para estudantes da Universidade.
Festival Paisagem Sonora tem ampla programação
A programação do Festival Paisagem Sonora, totalmente gratuita, inclui 12 mesas de debate, um curso sobre direitos autorais, três oficinas, lançamentos e 12 shows. O festival retorna à agenda cultural depois de cinco anos, para sua quarta edição, com o objetivo de promover a valorização da diversidade musical contemporânea a partir das tradições originárias de matrizes africanas e indígenas da música.
A proposta do festival nasceu como uma homenagem ao pesquisador canadense Murray Schafer, criador das expressões “ecologia acústica”, “esquizofonia”, “som fundamental” e “paisagem sonora”.
Nesta edição, o evento se propõe a dialogar com o cenário da cidade de Santo Amaro, margeada pelo Rio Subaé, com intervenções audiovisuais, shows musicais, exibições e performances em espaços abertos e em equipamentos culturais. Também referencia a viola de machete e destaca sua repercussão nos modos e formas de apresentação no samba chula, afro-sambas, pagodão e em outras sonoridades contemporâneas que têm como matricialidade os elementos do samba de roda do Recôncavo da Bahia.
O projeto promoveu durante todo o ano de 2022 atividades formativas, como oficinas, seminários, palestras, websérie, pesquisas, produção de livros didáticos e mostras, envolvendo estudantes bolsistas, professores, artistas e produtores culturais da região.
O Festival Paisagem Sonora faz parte do Paisagem Sonora – Programa de Promoção da Música do Recôncavo da Bahia, uma realização do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cecult/UFRB) e da Fundação Nacional de Artes - Funarte, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proext).
Oficinas de música do Paisagem Sonora
O festival inclui três oficinas de música, gratuitas, uma a cada dia do evento, ministradas pelos artistas Anderson do Samba, Pedro Marighella e Ian Valentin. Todas as turmas acontecem entre 16h e 17h30, no Pavilhão de Aulas do Cecult. Para participar, basta se apresentar no local.
No primeiro dia, quinta-feira (17), Anderson do Samba apresenta a prática DNA Samba Reggae – Diálogo, negritude e ancestralidade, em que trata dos mestres e ritmos variados do samba e da música afro-brasileira, com uma breve história, além de técnicas e ritmos de instrumentos. Saiba mais aqui.
Na sexta-feira, Pedro Marighella ministra Reivindicar poderes da contemporaneidade para o Recôncavo Baiano: uma introdução ao uso do sampler SP404. A partir de instruções sobre a manipulação do clássico sampler SP404 da Roland, a atividade traz reflexões sobre a superação do subdesenvolvimento, analisando a distribuição de formas e poderes oferecidas pelas elites tradicionais no projeto de poder brasileiro. Saiba mais aqui.
A terceira oficina aberta de música, no sábado, é Princípios básicos de mixagem para DJs, em que Ian Valentin apresenta aspectos fundamentais para uma boa mixagem, por meio do software Traktor Pro. Saiba mais aqui.
IV Festival Paisagem Sonora
17 a 19 de novembro
Atividades gratuitas
Confira a programação completa: paisagemsonorabahia.org
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Cecult/UFRB
Apoio Cultural
Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – Prefeitura de Santo Amaro, Educadora FM Bahia e TVE Bahia
Apoio
Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX) e Pró-Reitoria de Extensão (Proext)
Informações sobre outras ações, chamamentos e editais da Funarte: gov.br/funarte