Notícias
Funarte MG recebe espetáculo de formatura “Aquilo que nos tem”
“Aquilo que nos tem” - foto: Marcos More
O Complexo Cultural Funarte MG recebe, entre os dias 13 e 15 de dezembro, o espetáculo de formatura da Turma do 3º módulo do Curso Técnico de Teatro do CICALT – MG, “Aquilo que nos tem”. A peça é resultado do processo criativo desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2024, e tem entrada franca, com distribuição dos ingressos na bilheteria, uma hora antes da apresentação.
Como o medo, essa reação tão comum a quase todos os seres humanos diante de diversas situações, pode gerar uma experiência coletiva? Em tempos de pós-verdades, controle dos corpos e constante vigilância sobre nossos desejos, pensamentos, sonhos e emoções, como nossos medos se transformam em lucro para aqueles que conseguem manipulá-los e decodificá-los? Quais estruturas sociais, construídas sobre e a partir dos nossos temores, moldam os nossos convívios? E, afinal: quais são os nossos medos hoje? Para onde eles nos têm levado? Para onde têm nos impedido de ir? Essas e outras questões em torno do “medo” foram o ponto de partida para a criação do espetáculo “Aquilo Que Nos Tem”.
Coordenados pelos professores Ana Martins, Marcos More e Raysner de Paula, os trabalhos de criação começaram em agosto de 2024. As primeiras experimentações buscavam incorporar as diversas referências (musicais, visuais, literárias, dramatúrgicas, cinematográficas e cênicas) que o coletivo de alunos trazia consigo e com as quais desejavam trabalhar. Gradualmente, as células cênicas originadas desses exercícios começaram a se alinhar com a temática do “medo”. A partir desse ponto, a turma se aprofundou na criação de textos dramatúrgicos baseados no vasto universo que orbita esse tema. Desses movimentos criativos, surgiu a situação absurda de um grupo de pessoas que se reúne para falar de seus medos: uma espécie de Medrosos Anônimos.
A premissa levou o grupo a explorar situações absurdas, surreais, distópicas e, ao mesmo tempo, refletir sobre as questões urgentes do nosso tempo e do nosso cotidiano. Nesse processo, a turma transitou entre medos de quem teme o diferente, o envelhecimento, a violência urbana, as questões de gênero e sexualidade, até medos mais incomuns, como a hipopotomonstrosesquipedaliofobia – como seria a vida de quem tem medo de palavras grandes?
O elenco da peça é formado por alunos que se dedicaram ao ciclo formativo de um ano e meio do curso Técnico de Teatro do CICALT. A instituição é uma escola estadual localizada no bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte, que oferece uma variedade de cursos de formação artística, como Artes Circenses, Dança, Música, Canto, Figurino Cênico e Artes Visuais.
Além da atuação, a turma de formandos também foi responsável pela trilha sonora, figurinos e cenários do espetáculo.
SERVIÇO:
Espetáculo “Aquilo que nos tem”
Data: 13 a 15 de dezembro
Horário: sexta e sábado, às 20h30; domingo, às 18h
Local: Rua Januária, 68, Centro, Belo Horizonte (MG)
Ingressos: Entrada gratuita.
Duração: 1 hora
Classificação: 10 anos