Notícias
Artes Visuais
Funarte lança vídeo com visita guiada da mostra ‘Essa é a grande volta do manto tupinambá’
Imagem do manto Tupinambá extraída do vídeo da visita guiada (Foto: divulgação)
O Ministério do Turismo, a Secretaria Especial da Cultura e a Fundação Nacional de Artes lançam vídeo com visita guiada da exposição Kwá yapé turusú yuriri assojaba tupinambá | Essa é a grande volta do manto tupinambá. A edição virtual apresenta detalhes sobre as obras dos artistas Edimilson de Almeida Pereira, Fernanda Liberti, Glicéria Tupinambá, Gustavo Caboco, Livia Melzi, Rogério Sganzerla e Sophia Pinheiro. A curadoria é assinada por Augustin de Tugny, Glicéria Tupinambá, Juliana Caffé e Juliana Gontijo. O material já está disponível no canal da Funarte no YouTube, com acessibilidade em audiodescrição e Libras.
Entre os destaques do vídeo, uma fotografia de Fernanda Liberti registra o momento em que o manto ganha vida e se transforma em pássaro, ao cobrir os corpos de Glicéria e de seu filho Erú; desenhos de Gustavo Caboco ilustram o processo de criação do manto, ressaltando os elementos da mata, o ritual, a relação com os encantados por meio dos sonhos e, sobretudo, o envolvimento das crianças da aldeia; e o poema De volta ao Sol, de Edimilson de Almeida Pereira, traz reflexões sobre o trajeto desse objeto sagrado e as relações que ele tece com a história do povo tupinambá.
Acesse aqui e abaixo o vídeo da visita guiada virtual
Contemplada com o Prêmio Funarte Artes Visuais 2020/2021, Kwá yapé turusú yuriri assojaba tupinambá | Essa é a grande volta do manto tupinambá fica exposta na Casa da Lenha, em Porto Seguro, na Bahia, a partir desta quinta-feira, dia 28, às 17h. A mostra itinerante já passou pela Galeria Fayga Ostrower, na Funarte Brasília, Distrito Federal. O vídeo da visita guiada foi criado pelos curadores durante o período em que a exposição ficou aberta no DF. O catálogo on-line também já foi lançado, por meio de um encontro virtual que contou com a participação da artista e curadora Glicéria Tupinambá, do curador e pesquisador Augustin de Tugny e do artista Gustavo Caboco, responsável pelo design do material.
Sobre o lançamento de catálogo
Exposição
“Kwá yapé turusú yuriri assojaba tupinambá | Essa é a grande volta do manto tupinambá”
Local: Casa da Lenha
Praça Visconde de Porto Seguro, Centro, Porto Seguro (BA)
Abertura: 28 de outubro de 2021, quinta-feira, às 17h
Visitação: de 29 de outubro a 27 de novembro de 2021, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h
Entrada gratuita
Com obras dos artistas: Edimilson de Almeida Pereira, Fernanda Liberti, Glicéria Tupinambá, Gustavo Caboco, Livia Melzi, Rogério Sganzerla e Sophia Pinheiro
Curadores: Augustin de Tugny, Glicéria Tupinambá, Juliana Caffé e Juliana Gontijo
Projeto contemplado com o Prêmio Funarte Artes Visuais 2020/2021