Notícias
Circo, Dança, Teatro, Artes Visuais, Música, Funarte
Funarte e UFRJ preparam novas edições presenciais da Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa em cidades brasileiras
Após a primeira edição presencial da Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa nas cidades cidades goianas de Alto Paraíso, Cavalcante e São Jorge, a Fundação Nacional de Artes - Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) se preparam para realizar novas edições do evento pelo país. A mostra integra o programa Arte de Toda Gente, realizado em uma parceria entre a Funarte e a UFRJ.
A primeira cidade a receber uma edição presencial da Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa foi Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros, área que integra a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), entre 10 e 19 de dezembro.
Nesses dias, o Bossa passou por quilombos e distritos da região, oferecendo painéis, workshops e oficinas para a comunidade, e, de sexta a domingo, a vila de São Jorge, onde fica o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, vivenciou uma intensa programação cultural, com shows de nomes da cena local. Entre os temas que as oficinas abordaram estavam a capacitação em elaboração de projetos e patrimônio imaterial.
Sobre o Bossa Criativa
Parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade, o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente foi lançado em 2020 e reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas, integrantes de várias formas de economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo, com destaque para locais considerados patrimônios culturais da humanidade. A programação é composta ainda de festivais, séries, shows curtos, performances, palestras e atividades de capacitação, em vídeos, exibidos no site www.bossacriativa.art.br e em ações presenciais, com participação de artistas de todo o Brasil. A iniciativa faz parte do programa Arte de Toda Gente. Mais informações estão disponíveis no site do projeto.