Notícias
Funarte celebra a vida e o legado de Cristina Buarque
Cristina Buarque - foto: divulgação
A Fundação Nacional de Artes – Funarte honra a trajetória e a vida da cantora, compositora e pesquisadora da música brasileira, Cristina Buarque, que faleceu nesse domingo (20). Artista fundamental para a valorização do samba e da memória musical do Brasil, Cristina dedicou décadas ao estudo e à divulgação de compositoras e intérpretes do gênero, em especial das sambistas do início do século XX.
Nascida no Rio de Janeiro, em 1949, Cristina fez parte de uma das famílias mais representativas da música e da arte brasileira. Ao longo de sua carreira, destacou-se por seu compromisso com o resgate de repertórios históricos, como os de Dona Ivone Lara, Zé Kéti, Nelson Cavaquinho, entre tantos outros nomes centrais do samba. Em sua discografia, lançamentos como Cristina Buarque de Holanda canta Monarco e O Samba Informal de Mauro Duarte são verdadeiras joias da história musical brasileira.
A presidenta da Funarte, Maria Marighella, com pesar, manifesta solidariedade aos amigos, admiradores, comunidade cultural e família, e ressalta a importância da artista: “Cristina Buarque foi uma guardiã do nosso samba, uma voz sensível e firme da música do Brasil. Sua presença entre nós foi de resistência, afeto e entrega. A Funarte se curva diante de sua trajetória e se junta a Maria Holanda, sua filha e nossa colaboradora, nesse momento de dor e saudade”.
A Funarte celebra a existência de Cristina Buarque e toda a sua contribuição para as artes do Brasil. Seu legado artístico seguirá vivo nas rodas de samba, nas pesquisas musicais e na memória afetiva de tantas pessoas tocadas por sua voz e por sua paixão pela música popular brasileira.
Nossa solidariedade aos familiares, amigos, colegas de ofício e a todas as pessoas que compartilham o luto por essa perda irreparável.