Notícias
Funarte celebra a vida e o legado da figurinista Freusa Zechmeister
Reprodução/ YouTube Itaú Cultural
A Fundação Nacional de Artes honra a trajetória e a vida da arquiteta, designer e figurinista Freusa Zechmeister.
Natural de Pato de Minas, em Minas Gerais, Freusa era reconhecida pelos trabalhos de figurino desenvolvidos para os espetáculos do Grupo Corpo, desde o ano de 1981, onde assinou os figurinos de quase todos os espetáculos do grupo.
Freusa se consagrou com a criação de figurinos interligados com o processo de movimentação dos atores, que davam importância para a visibilidade das múltiplas contrações e distensões dos membros e dos torsos dos artistas, destacando suas ondulações e os movimentos dos quadris. Ela ajudou a consolidar a persona cênica do Grupo Corpo no “Espetáculo 21" (1992), conhecido por inaugurar um estilo brasileiro de dança. Seu trabalho na companhia ganhou destaque na mídia internacional, sendo citado em jornais como “The New York Times”, “The Boston Globe” e “Los Angeles Times” e no espanhol “El País”.
Além da carreira como figurinista, Zechmeister também se destacou como arquiteta e designer. Formada em arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), assinou trabalhos arquitetônicos que vão desde edificações comerciais de destaque em Belo Horizonte até o design de residências. Ela também foi responsável pela restauração e design de interiores da Casa Bonomi, no bairro Funcionários, região Centro-Sul da capital mineira.
A Funarte celebra a sua existência e toda a sua contribuição para a arte cênica brasileira e se solidariza com os admiradores, amigos e familiares de Freusa Zechmeister.