Notícias
Funarte apresenta ‘Laboratório Criativo Dança Malabar: Manipulação de Objetos’
‘Laboratório Criativo Dança Malabar: Manipulação de Objetos’ - foto: Victor Farias
Contemplado no Programa Funarte Aberta, o Laboratório Criativo Dança Malabar: Manipulação de Objetos chega ao Teatro Cacilda Becker de 01 a 30 de outubro, às terças e quartas-feiras. O curso imersivo é destinado a pessoas com qualquer nível de formação artística. As inscrições estão abertas.
Na ação, inserida no campo do circo contemporâneo, é explorada a fusão entre o malabarismo e a dança e, ainda, combinadas técnicas tradicionais de manipulação de objetos circenses – tais como claves, bolas e aros – com itens do cotidiano, como cadeiras, chapéus, vassouras e outros. Conduzido pela artista, diretora e educadora Lisete Farias, o curso tem como meta principal acentuar a expressividade e a linguagem corporal e proporcionar uma experiência imersiva, propícia para a criação e a expansão de horizontes artísticos, em um ambiente divertido, destinado a pessoas em desenvolvimento, em circo, dança e teatro, além de entusiastas do movimento e da expressão corporal. “No processo, são aproveitadas várias possibilidades de movimentação, estimulando-se a quebra da verticalidade existente na técnica tradicional do malabarismo, com ferramentas para incentivar os artistas a se tornarem intérpretes e autores”, diz a realizadora.
Estimulando a expressão individual em ambiente colaborativo
O objetivo O Laboratório Criativo Dança Malabar: Manipulação de Objetos é“proporcionar aos participantes uma visão ampla das possibilidades oferecidas pela manipulação de objetos, orientando-os a encontrar sua própria linguagem e meios singulares de escritura corporal criativa; desenvolver habilidades de manipulação de objetos, tanto circenses quanto do cotidiano; criar sequências coreográficas inovadoras que integrem dança e malabares; e estimular a expressão individual, encontrando movimentos próprios para o corpo de cada pessoa.
A metodologia reúne técnicas de malabarismo aos princípios da dança e da dramaturgia teatral. “A abordagem é dinâmica e estimula a experimentação e a descoberta”, destaca Lisete Farias. Mas ela ressalta que a ação pode integrar até mesmo artistas sem experiência nessas abordagens e que utilizam outras linguagens. “As sessões são conduzidas com orientação individualizada e em grupos pequenos, para garantir uma compreensão aprofundada”, explica a diretora.
“Este laboratório propicia uma oportunidade única para explorar e expandir os limites da manipulação de objetos, incentivando a criatividade e o desenvolvimento pessoal, em um ambiente artístico e colaborativo”, conclui Lisete.
Sobre a artista
A alagoana Lisete Farias percorre uma trajetória artística nacional e internacional, que começou em 2003. É reconhecida por sua habilidade em combinar diversas técnicas circenses com elementos artes visuais, teatro, cinema e de pedagogia social. Sua experiência inclui participação em importantes festivais e espetáculos, no Brasil e em países como: México, Cuba, Guatemala, Porto Rico, Venezuela, Colômbia, República Dominicana, Peru, El Salvador, Itália, Costa Rica e Panamá. Atualmente, cursa graduação em Artes Visuais pela Universidade Estácio de Sá (IES).
SERVIÇO:
“Laboratório Criativo Dança Malabar: Manipulação de Objetos”
Data: 1 a 30 de outubro de 2024
Horários: terça-feira, das 13h às 17h e quartas-feiras, das 14h às 18h
Local: Teatro Cacilda Becker - Endereço: Rua do Catete, n° 338, Catete - Rio de Janeiro (RJ)
Valores: ciclo completo: R$ 200; sessão avulsa: R$ 20; Cinco vagas adicionais gratuitas serão disponibilizadas para pessoas autodeclaradas negras, ou com deficiência, ou indígena. Inscrições em formulário disponível neste link
Público-alvo: artistas de circo, dança, teatro e música, com qualquer nível de formação, e qualquer pessoa “entusiasta do movimento e da expressão corporal”
Classificação indicativa: 16 anos
É possível inscrever-se para o ciclo completo ou para sessões avulsas - Vagas limitadas
Ciclo completo – número de sessões: 10
Duração: ciclo completo: 30 h; uma sessão: 3h
Certificados entregues ao final do curso