Notícias
Espetáculo Bicho Geográfico estreia Espaço Cultural Municipal Sergio Porto
'Bicho Geográfico - Foto: Marilha Galla
O ator Thierry Trémoroux estreia o espetáculo Bicho Geográfico, no dia 15 de março, sábado, às 20h, no Espaço Cultural Municipal Sergio Porto. A peça mostra o olhar bem-humorado de um artista estrangeiro sobre o Brasil. O belga conduz um passeio pela sua jornada no país, relatando as paisagens e amores que viveu aqui, passando pelos palcos e os hospitais – onde experimentou a própria fragilidade – até sua volta para casa. A temporada do projeto contemplado pelo Programa Funarte Aberta segue até dia 30, com ingressos a preços populares.
Trémoroux mora e trabalha há mais de 30 anos no Brasil, onde nasceram seus dois filhos. O “belga da gema” como ele próprio se define, é apaixonado por esta terra, que adotou como sua. O ponto de partida para o texto teatral foi uma experiência do artista com o sistema público de saúde brasileiro. Mas a obra se amplia: lança um olhar atento e bem-humorado sobre a nação, seus costumes, sua arte, sua língua e sua hospitalidade, em uma fusão entre o real e a ficção, como em uma “névoa” narrativa.
O artista inicia seu relato brincando amorosamente, com expressões bem brasileiras: “Tem mas acabou. A luz dormiu acesa. Você segue toda a vida. Eu fiquei preso do lado de fora. Eu tô com fome de comida. Encher linguiça. Viajar na maionese. Escuta só pra você ver. Vou só esperar o sol esfriar. Não vi nem o cheiro. Não conheço, mas sei quem é”.
Criando uma névoa onde real e ficção se fundem, o "belga da gema", como ele próprio se define, conduz um passeio pela sua jornada neste país, desde os palcos; as paisagens por onde passou; e os amores que viveu, até os corredores de hospitais, onde experimentou a própria fragilidade, e sua volta para casa.
SERVIÇO:
Espetáculo Bicho Geográfico
Data: de 15 a 30 de março
Horário: dextas e sábados às 20h; domingos às 19h
Local: Espaço Cultural Municipal Sergio Porto - Rua Humaitá, 163, Humaitá – Rio de Janeiro (RJ)
Ingresso: R$40 e R$20 (meia) em aqui e na bilheteria
Classificação: 16 anos
Duração: 60 min
Acessibilidade: LIbras em todas as sessões + uma sessão com audiodescrição em 22 de março