Notícias
Espetáculo “A besta fera dos cabelo negro” chega à Funarte MG
(Divulgação)
O Complexo Cultural Funarte MG, recebe, no dia 15 de março, às 20h, o espetáculo “A besta fera dos cabelo negro”, a mais recente montagem da Cia. Juntaostrem. O projeto contemplado pelo Programa Funarte Aberta tem ingressos gratuitos com retirada na bilheteria da Funarte MG.
Marina Galeri, escritora e diretora da peça, diz que “Trata-se de um espetáculo teatral com linguagem popular, que valoriza a cultura mineira, enaltecendo a cultura afrodescendente por meio dos elementos do congado. Uma peça que mexe com a emoção do público, que inspira e leva a reflexão sobre o medo”, explica a dramaturga. Além do espetáculo, a Cia. Juntaostrem também oferece três oficinas gratuitas em quatro centros culturais diferentes, sendo uma delas voltada para idosos.
Esta é a segunda montagem da Cia. Juntaostrem. Através do bom humor e da história cativante de um viajante, o espetáculo traz reflexões sobre como o medo pode nos impulsionar ou nos aprisionar. “O texto da peça é baseado num conto meu, que foi escrito em 2012. Há muito tempo, eu queria transformá-lo numa peça e consegui fazer isso só agora”, lembra Marina Galeri.A presença do Congado no espetáculo é um tempero a mais.
O ator e preparador corporal Gladyson Luiz observa que “desde a época colonial das Minas do Ouro, os negros escravizados professavam sua fé através do Congado, dos cânticos, das rezas, da dança, da musicalidade, da percussão. “Eles conseguiam manter a sua fé, cultuar os seus ancestrais e isso veio resistindo ao longo do tempo, e hoje é uma das manifestações culturais mais fortes aqui de Minas”, diz.
O ator e também preparador corporal, Bén Johnson Pereira entende que o Congado, para além de uma expressão cultural, é uma marca em sua vida. “Eu vejo o congado voltando em minha vida após 20 anos. Em diversas vezes vi minha avó sendo coroada como Rainha, meu irmão pagando promessa e sempre usando as vestes. Nesta peça, o nosso corpo se movimenta sobre as ondas do tambor, sobre os nossos medos, nossas inconstâncias e trabalhar isso no outro é tão profundo que chega a ser um universo que não tem limites. Como ator e preparador corporal nós vamos extraindo dos corpos a história e nuances dos nossos antepassados e marcando tudo aquilo que o grupo tem como característica: somos mineiros, somos raízes e terras”, atesta.
SERVIÇO:
Espetáculo A Besta Fera Dos Cabelo Negro
Data: 15 de março
Horário: 20h
Local: Funarte MG – Rua Januária, 68. Centro, Belo Horizonte
Entrada Franca - retirada na bilheteria da Funarte MG