Notícias
Espaços culturais da Funarte RJ recebem oficinas técnicas e de produção para artes
(Divulgação)
A Fundação Nacional de Artes – Funarte recebe, em seus espaços culturais do Rio de Janeiro (RJ), cursos gratuitos de técnicas e produção direcionados às artes. Fruto de parceria da entidade com o Instituto do Teatro Brasileiro (ITB), o Programa Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas (PTAC) inclui oficinas de sonorização, iluminação, palco e produção.
Os cursos têm como objetivo transmitir os conceitos, métodos, processos e a vivência prática para o trabalho nos bastidores e em espaços culturais, para artes, como circo, dança, teatro e performance, entre outras. O módulo 2 de 2024, que ocorre em julho, está com as inscrições encerradas, mas as pessoas interessadas de várias cidades do Brasil podem saber mais sobre as próximas turmas em: itb.art.br/ptac2024
O Centro Técnico de Artes (CTA) da Funarte e os teatros Dulcina e Glauce Rocha, também da instituição – no Centro da Cidade –, estão entre os locais que recebem o segundo módulo de cursos deste ano. Presencial, com algumas aulas on-line, a atividade, que dura cerca de quatro meses, ocupa vários espaços, em quatro estados de três regiões do país. Para participar, é desnecessária experiência anterior. É preciso ter 18 anos ou mais, Ensino Médio completo. Ficam disponíveis 20 vagas por curso.
O Programa Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas
A agenda e o conteúdo pedagógico do PTAC são desenvolvidos por especialistas. Integrante do programa contínuo da Funarte para capacitação técnica e artística, a proposta foi elaborada e é executada pelo ITB, com incentivo do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei Rouanet. O Programa tem como objetivo a formação profissional gratuita e intensiva de jovens e adultos, bem como a qualificação de artistas e técnicos já em atividade.
Os cursos
Técnicas de Palco – O técnico de palco é o responsável por organizar a ocupação das várias partes que compõem a “caixa cênica tradicional”: coxias; boca de cena e cortina, (bastidores); varanda cênica e palco. O curso aborda temas ligados à segurança, à estética e ao seu funcionamento geral. A ideia central é que o aluno conheça profundamente os itens fixos e móveis da estrutura; entenda seus mecanismos, possibilidades e limitações; e que aprenda o necessário para desenvolver as habilidades necessárias para exercer a profissão – o que inclui uma “introdução à cenografia”.
Técnicas de Luz – O curso é direcionado a interessados em se tornar profissionais da iluminação cênica, além de qualificar quem já atua. A proposta é ensinar, de forma prática, os principais conceitos e procedimentos envolvidos nesse trabalho técnico. O aluno “entra em contato com uma vasta gama de equipamentos – desde os tradicionais refletores de lâmpadas, aos atuais aparelhos eletrônicos –, e conhece os principais aspectos estéticos e tecnológicos necessários para se trabalhar com segurança e criatividade como técnico em iluminação cênica”, resume a ementa.
Técnicas de Som – De acordo com a ementa, para ser um bom profissional, não basta dominar os equipamentos de áudio. É preciso saber ouvir o universo sonoro que nos cerca. No curso será desenvolvido um ouvido pensante e uma escuta ativa. Mesas de som, microfones, caixas acústicas e todos os equipamentos de áudio serão apresentados em aulas práticas e com apoio de material didático diverso. E para acelerar o conhecimento, o aluno terá aulas on-line com profissionais altamente gabaritados e experientes de várias regiões do país.
Produção Cultural – O objetivo do curso é transmitir aos alunos uma visão abrangente e integrada dessa atividade, levando-os a um mergulho no universo que a envolve. O foco é destacar o papel do produtor para o desenvolvimento do cenário artístico-cultural, nas diversas áreas; transmitir conhecimentos “que permitam transformar uma ideia em projeto cultural, conhecendo todas as etapas e as ações necessárias para sua organização e plena realização” e temas como: Políticas públicas para a cultura, Mecanismos legais de incentivo, Fontes de financiamento, Comunicação e marketing cultural, Estratégias para formação de público, além de desenvolvimento, gestão e avaliação de projetos, incluindo pré-produção, produção, pós-produção e prestação de contas.
SERVIÇO:
Circo – Dança – Teatro – Música
Programa Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas (PTAC)
Locais: Teatros Dulcina e Glauce Rocha e Centro Técnico de Artes (CTA)
Patrocínio: Karoon Energy – por meio da Lei Rouanet – Ministério da Cultura (MinC) – Governo Federal
Apoio institucional: Funarte
Realização: Instituto do Teatro Brasileiro (ITB)