Notícias
Comédia ‘Esse Homem é Meu!’ estreia no Teatro Dulcina, no Rio
Trecho do espetáculo de comédia "Esse Homem é Meu!" (Crédito: Ronaldo Junger)
Três irmãs buscam encontrar o amor: Deolinda, Glorinda e Lucinda, cada uma com personalidade e jeito de enxergar a vida bem diferentes. Ambientado na década de 50, o espetáculo Esse Homem é Meu!, conta a história do trio que, por meio de várias situações tragicômicas, vive as diferenças entre a vida no interior e a da capital. A performance sobe ao palco do Teatro Dulcina, no Centro do Rio, entre os dias 1º e 24 de julho de 2022 (sexta a domingo), às 19h. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro e via Sympla.
As três irmãs dividem uma casa na Vila Serena, local fictício onde se ambienta a trama. O lar do trio é abalado com a chegada da prima Celeste, que junto ao noivo da capital, Custódio, visita o bairro para levar, pessoalmente, o convite para o seu casamento. O reencontro familiar leva a uma série de imprevistos que mudam totalmente a vida das personagens.
A montagem Esse Homem é Meu! foi a primeira criação da Temprana Cia, ainda em 2017, e desde então vem lotando espaços no Rio e em Niterói. Escrita por Jean Cândido Brasileiro e com direção de João Corrêa, a trama gira em torno da deslealdade que corre na família de Deolinda, Glorinda e Lucinda, enquanto também explora as diferenças culturais entre pessoas que vivem no interior e na capital de um estado.
Inspirada na comédia brasileira de costumes, que tem em Arthur Azevedo (1855-1908) e Martins Pena (1815-1848) seus principais representantes, o espetáculo da Temprana Cia. também é influenciado pelo vaudeville, o kitsch e o terrir.
A Temprana é formada por atores egressos da Universidade do Rio de Janeiro (UniRio) e da Escola de Teatro Martins Pena. E a montagem de Esse Homem é Meu! surge de uma pesquisa sobre o melodrama, levada aos demais pelos atores vindos da universidade. O grupo prepara, para 2023, “O amor à La mexicana de Julieta e Romeu”, inspirado no clássico de Shakespeare.
Ficha técnica
Um espetáculo de Jean Cândido Brasileiro e João Corrêa
Elenco: Fabíola Romano, Fernanda Esteves, Helena Hamam, Jean Cândido Brasileiro e Renata Benicá
Texto: Jean Cândido Brasileiro
Colaboração de dramaturgia: Helena Hamam
Supervisão de dramaturgia: Felipe Barenco
Direção de movimento e assistência de direção: Daniel Leuback
Figurinos: João Corrêa
Visagismo: Christina Gall
Cenografia: Alex Sander do Santos e João Corrêa
Desenho de luz: Tadeu Freire e Ednei Paiva
Fotografia: Ronaldo Junger
Assistência de produção: Raphael Pompeu e Thiago Piquet
Produtores associados: Edições Cândido, Atelier João Corrêa e Fernanda Esteves
Serviço
Espetáculo de teatro - “Esse Homem é Meu!”
Entre os dias 1º e 24 de julho de 2022 l Horário: 19h (sexta a domingo)
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)
Adquira online: https://www.sympla.com.br/produtor/tempranacia
Duração: 90 minutos
Local: Teatro Dulcina
Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro - Rio de Janeiro - RJ