Notícias
Circo, dança, Funarte, educação
Arte de Toda Gente lança enciclopédia virtual de circo e abre novas inscrições para o Curso Dança + Educação + Acessibilidade
Fotos: divulgação - Arte de Toda Gente
Os projetos Um Novo Olhar e Bossa Criativa divulgaram dois destaques de sua programação desta semana. No dia 28 de outubro, quinta-feira, serão abertas as inscrições para a segunda turma do curso Dança + Educação + Acessibilidade. Já no dia 29, sexta, é a vez do lançamento do Projeto Grande EnCIRCOpédia Virtual do Bossa Criativa. As ações Os projetos integram o Arte de Toda Gente, programa que a Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Confira a programação da semana de 25 a 31 de outubro.
Um Novo Olhar
28/10, quinta-feira
Abertura de inscrições para turma 2 do curso Dança + Educação + Acessibilidade
Estão abertas até dia 10 de novembro as inscrições para a segunda turma do curso Dança + Educação + Acessibilidade. O curso de capacitação para educadores faz parte do projeto Um Novo Olhar, na a série Arte/Educação + Acessibilidade + Inclusão. O início das aulas será no dia 16 de novembro.
O objetivo da atividade é fornecer informações e contribuir com o debate sobre temas que envolvam as relações entre os campos da dança, da dança-educação e da acessibilidade cultural. “Para este propósito, discutiremos acerca do campo da dança como linguagem artísticas e as forças históricas e políticas que acompanharam esta arte em sua trajetória no mundo ocidental”, dizem os organizadores. Eles acrescentam que o curso também inclui uma apresentação, além de experimentações, que se relacionam com temas da dança “necessários aos processos de dança/educação”. As ações traçam “relações importantes com a acessibilidade Cultural, permitindo reflexões entre estes dois campos” e fortalecendo a qualificação do professor para seu trabalho com “elementos da dança na diversidade”.
O curso será realizado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ. Com carga horária de 48h, poderá ser concluído até 16 de janeiro de 2022. As aulas são assíncronas. Haverá emissão de certificado para os aprovados, mediante avaliação sobre o conteúdo apresentado.
Inscrições no site: https://umnovoolhar.art.br/
No programa do curso Dança + Educação + Acessibilidade são enumerados os seguintes temas:
“- Problematizações sobre Dança/Educação, Acessibilidade e Inclusão
- Singularidades das Deficiências e Práticas Inclusivas para a promoção da Acessibilidade
- Acessibilidade Cultural em Dança
- Peso e gravidade, partes do corpo e esforços, espaço, famílias da dança e danças coletivas
- Temporalidades gestuais, metrificação e gestos e temporalidades díspares
- Dança, Criação e Diversidade”
Os professores
Marcus Vinícius Machado - Professor associado da UFRJ, ao Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física. Ministrando disciplinas nas graduações de Dança, Terapia Ocupacional e Musicoterapia. Tem curso Técnico em Dança pela Escola e Faculdade Angel Vianna e de especialização em Acessibilidade Cultural pela UFRJ. Mestre em Artes Visuais pela UFRJ, tem doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e estágio pós-doutoral em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em Nova York (EUA), completou o Certification Program in Laban Movement Studies – Certified Movement Analyst - CMA (Programa de Certificação em Estudos do Movimento Laban – Analista de Movimento Certificado) pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (LIMS) e a certificação em Labanotation, pelo Dance Notation Bureau.
Beatriz Salles
Doutora em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília (UnB) – 2014 –, com a Tese Rede Social com Arte, Música e Tecnologia, alcançou o título de Meisterklasseklavier (mestra em piano) na Hochschule fur Musik (Escola Superior de Música) de Munique, Alemanha, em 1995, na Classe de Ludwig Hoffmann. É pós-graduada em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM - CeU) – 2015. Enquanto docente na UnB, foi chefe do Departamento de Música, de 2004 -2008, onde ampliou as parcerias com as universidades alemãs UFMK Karlsruhe e Staatsballetschule (Berlim). No campo desses convênios, viabilizou o intercâmbio de estudantes para cursos e recitais. Tem doutorado em Arte e Tecnologia, com o projeto Rede Social com Arte, Música e Tecnologia. Atualmente coordena a graduação em Musicoterapia do Instituto de Psiquiatria (IPUB) – UFRJ, tendo integrado a comissão para a implantação da cadeira. É supervisora do programa de especialização Latu- Senso em álcool e drogas do IPUB, lá atuando também em assistência. É membro de Grupo de Pesquisa em Música e Musicoterapia (Gepemusa)/CNPQ.
Denise Sá
Tem Licenciatura Plena em Educação Física e Desportos (UFRJ). É especializada em Psicomotricidade (Universidade Cândido Mendes – UCAM) e em Dança Educação (UFRJ). Mestra e doutora em Memória Social (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO). Coordenadora do projeto de extensão Comunidança, no qual são desenvolvidas ações em parceria com escolas, núcleos de arte e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dentre outras instituições. É produtora do Seminário Comunidança, que inclui atividades como mesas-redondas, oficinas e mostras de dança. É coordenadora do projeto de Iniciação artística e cultural Cia. Comunidança e diretora da companhia com este nome. É substituta eventual da Coordenação de Licenciatura do Curso de Dança da UFRJ. É coordenadora do Laboratório Corpo, Cena e Tecnologias, desde 2021.
Bossa Criativa
29/10 – sexta-feira – 18h
Lançamento do Projeto EnCIRCOpédia
A Grande EnCIRCOpédia Virtual do Bossa Criativa terá seus primeiros “vídeos verbetes” colocados no ar. Essa enciclopédia on-line da atividade circense no Brasil reúne depoimentos, histórias e números artísticos de mais de 80 circos que alegram diversas localidades do Brasil – a maioria deles itinerante, seguindo a tradição dessa linguagem de arte. O trabalho é inspirado no livro homônimo, da pesquisadora circense Sula Mavrudis, que também é curadora do Projeto EnCIRCOpédia. Ele prevê que façam parte dos registros audiovisuais narrativas e informações específicas sobre a vida no circo, vindas de famílias que, há muitas gerações, se dedicam à arte do picadeiro – ramo particularmente atingido pelas limitações impostas pela pandemia de covid 19.
Cada um dos 87 vídeos levará ao público parte do legado dessas famílias e comunidades nômades, “que fazem do circo sua arte, seu ofício, sua casa, carregando mundo a fora suas empresas e moradias, preservando e perpetuando toda uma cultura e um singular modo de vida”, comentam os organizadores. Produzidos, em grande parte, pelos próprios artistas – com as condições que estão a seu alcance –, os vídeos estarão disponíveis no site bossacriativa.art.br e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube.
Os projetos do Arte de Toda Gente
A Escola de Música da UFRJ realiza a curadoria dos projetos incluídos no Arte de Toda Gente. São eles Bossa Criativa, Um Novo Olhar (UNO) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS).
Mais informações nos endereços abaixo:
bossacriativa.art.br
umnovoolhar.art.br
sinos.art.br
youtube.com/artedetodagente
Programa Arte de Toda Gente
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Governo Federal
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Mais informações sobre editais e ações da Funarte
www.gov.br/funarte
Com informações da Assessoria de Comunicação do Arte de Toda Gente