Notícias
“Árvore” - 1º Festival de Teatro do Oprimido ocupa Funarte MG
(Divulgação)
O Complexo Cultural Funarte MG recebe entre os dias 5 e 12 de abril, “Árvore” – 1ª edição do Festival de Teatro do Oprimido de BH. O projeto contemplado pelo Programa Funarte Aberta é uma iniciativa que reúne artistas do Chile, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Minas Gerais para celebrar os 55 anos da linguagem teatral que ficou reconhecida em todo o mundo, e foi criada por um brasileiro, o ator e diretor carioca Augusto Boal. A programação, inteiramente gratuita, é composta por espetáculos, oficinas, intercâmbios, exibição de documentário e bate-papos, e acontece em mais dez espaços da capital, além da Funarte MG. A curadoria é de Herlen Romão, Jackeline Monteiro, Lucas Costa e Mari Sena, que também assina a coordenação geral ao lado de Cris Diniz. As inscrições para as oficinas estão abertas.
O Teatro do Oprimido surge em 1970 com o carioca Augusto Boal, no Brasil, em resposta à censura e à repressão. “É um método que incita a mobilização, o pensamento crítico, a ação teatral como instrumento de transformação social. Realizar esse festival é afirmar a potência da linguagem criada por Boal, ao reunir pessoas, trocar informações, compartilhar vivências e desafios, ao construir junto novas pontes e novos saberes. E ainda, proporcionar um espaço de intercâmbio artístico e fortalecimento de artistas, grupos, arte educadores e iniciativas de teatro popular que trabalham com foco nas questões sociais e nos direitos humanos”, comenta a artista, produtora cultural, educadora, multiplicadora do Teatro do Oprimido há 15 anos, e idealizadora do festival Mari Sena, que desde 2022 nutria o desejo de criar em Belo Horizonte um Festival dedicado a essa vertente do teatro.
Não por acaso, “Árvore” foi o nome escolhido para representar o festival, como conta Mari Sena: “A árvore é um símbolo do poder de multiplicação e frutificação no Teatro do Oprimido. Ela representa a estrutura pedagógica do Método, que tem ramificações coerentes e interdependentes. Cada ramo da árvore do Teatro do Oprimido corresponde a uma técnica desenvolvida em um período específico da vida de Boal, como o Teatro Jornal, o Teatro Fórum, o Teatro Legislativo, o Teatro Imagem, entre outras”, explica.
Ao contrário do teatro “de quarta parede”, definido historicamente pela aristocracia - aqueles que atuam e aqueles que assistem -, no Teatro do Oprimido a prática se dá de forma coletiva onde todos são atores e espectadores. Um teatro onde os meios de produção teatral são de todos. Uma socialização do fazer teatral.
Durante o Festival, estão previstos também dois encontros: um com o objetivo de reunir as pessoas praticantes e multiplicadoras do Teatro do Oprimido para compartilharem e discutirem suas vivências, e outro encontro sobre a História do TO, em que participam Herlen Romão, Lucas Costa, Dimir Viana, Gabriela Serpa Chiari, Marcelo Borges, Cida Falabella, Meire Regina, Nuno Arcanjo. O público também terá acesso às Desmontagens Cênicas, que são momentos pós espetáculo para reflexão sobre a montagem e a figura do curinga - mediador entre a cena-fórum e o público.
SERVIÇO:
1ª Árvore: Festival de Teatro do Oprimido
Espetáculos + Oficinas + exibição de documentário + Desmontagens cênicas +
Encontros para compartilhamento e trocas
Data: 5 a 12 de abril
Confira a Programação:
Espetáculo "Suspeito" (RJ)
Grupo de Teatro do Oprimido Cor do Brasil | Teatro-Fórum com sessão de Teatro Legislativo | Duração: 2h | Direção Artística: Bárbara Santos
Rio de Janeiro
Data: 05 de abril
Horário: 18h
Local: FUNARTE MG
Espetáculo “Qual é o seu lugar?” (RJ)
Coletivo Madalena Anastácia | Teatro-Fórum | Duração: 1h20min|
Direção artística: Bárbara Santos
Data: 06 de abril
Horário: 18h
Local: FUNARTE MG
Espetáculo “Gêneres” (RJ)
Centro de Teatro do Oprimido | Teatro-Fórum | Duração: 1h |
Direção: Bárbara Santos
Data: 07 de abril
Horário: 19h
Local: FUNARTE MG
Documentário Pirei na Cenna: trajetória de uma luta (RJ)
Grupo de Teatro do Oprimido Pirei na Cenna | documentário | Duração: 22min42s
Data: 08 de abril
Horário: 19h
Local: FUNARTE MG
OFICINAS:
Curso de Aprofundamento em TO: dos Jogos à cena de Teatro-Fórum - Processos da práxis Curinga (RJ)
Com Alessandro Conceição e Manu Marinho
Data: 07,08,09 e 10 de abril
Horário: de 9h30 às 12h30
Local: FUNARTE MG
Inscrições até 31/03: https://forms.gle/8SN2rHKVY5aU67BW8
Público alvo: Pessoas que já possuam experiência no método Teatro do Oprimido e que tenham atuação comunitária e artística junto a grupos teatrais.
ENCONTROS:
Encontro de compartilhamento "Práticas e desafios"
Data: 06 de abril
Horário: 14h
Local: FUNARTE MG
As pessoas interessadas em participar poderão se inscrever até 31/03 em https://forms.gle/Jks1FvxDJTT9Wijj6
Neste encontro, as pessoas praticantes e multiplicadoras do Teatro do Oprimido são convidadas a compartilhar e discutir suas vivências, práticas e desafios com o Teatro do Oprimido. Mediação: Prof Dr Licko Turle
História do TO em Belo Horizonte
Data: 09 de abril
Horário: 19h
Local: FUNARTE MG
O Teatro do Oprimido é um método teatral praticado nos cinco continentes. Augusto Boal, criador do método, percorreu diversos locais, sistematizando metodologias, dialogando, refletindo e construindo esse método, com toda sua potência! Em Belo Horizonte, a multiplicação do TO iniciou a algumas décadas e, neste encontro, vamos bater um papo sobre toda essa história.
Mediação: Profª Drª Rita Gusmão
Pessoas convidadas: Herlen Romão, Lucas Costa, Dimir Viana, Gabriela Serpa Chiari, Marcelo Borges, Cida Falabella, Meire Regina, Nuno Arcanjo.
DEMONTAGENS CÊNICAS:
Bate papo pós espetáculos para trocas sobre as apresentações e fóruns, abordando aspectos da dramaturgia, curingagem, dentre outros. Contribuindo assim para a formação dos grupos, a multiplicação e fortalecimento das práticas.
Desmontagem Espetáculos Suspeito e Qual é o seu lugar?
Data: 07 de abril
Horário: 14 às 16h
Local: FUNARTE MG
Desmontagem Espetáculo Gêneres
Data: 08 de abril
Horário: 14 às 16h
Local: FUNARTE MG
Desmontagem Espetáculo Doidinho para trabalhar
Data: 09 de abril
Horário: 14 às 16h
Local: FUNARTE MG