Programação de 25/10 a 30/10
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Programação
Funarte MG - Espetáculo “SIRENE!” - foto: Lina Mintz
RIO DE JANEIRO
ARTES INTEGRADAS
Circo - Dança
“Laboratório Criativo Dança Malabar: Manipulação de Objetos”
1 a 30 de outubro, terças e quartas-feiras
Horários: terças-feira, das 13h às 17h e quartas-feiras, das 14h às 18h
Nesse curso artístico imersivo, inserido no campo do “circo contemporâneo”, é explorada a fusão entre o malabarismo e a dança e combinadas técnicas tradicionais de manipulação de objetos circenses – tais como claves, bolas e aros – com itens do cotidiano, como cadeiras, chapéus, vassouras e outros. Conduzida pela artista, diretora e educadora Lisete Farias, a ação tem como objetivo “acentuar a expressividade e a linguagem corporal” e proporcionar “uma experiência imersiva, propícia para a criação e para a expansão de horizontes artísticos, em um ambiente lúdico, destinado a artistas emergentes de circo, dança e teatro, além de entusiastas do movimento e da expressão corporal”, diz a realizadora. “O processo aproveita várias possibilidades de movimentos, estimulando a quebra da verticalidade existente na técnica tradicional do malabarismo, com ferramentas para incentivar os artistas a se tornarem intérpretes e autores”, conclui.
Público-alvo: artistas de circo, dança, teatro, música e qualquer pessoa “entusiasta do movimento e da expressão corporal”
Datas: 1, 2, 8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de outubro de 2024.
Classificação indicativa: 16 anos
É possível inscrever-se para o ciclo completo ou para sessões avulsas
Número de sessões do ciclo completo: 10
Duração: ciclo completo: 30 h | Uma sessão: 3h
Certificados entregues ao final do curso
Valores
Ciclo completo: R$ 200 | Sessão avulsa: R$ 20 | Cinco vagas adicionais gratuitas serão disponibilizadas para pessoas autodeclaradas negras, ou com deficiência, ou indígena.
Local: Teatro Cacilda Becker
Endereço: Rua do Catete, n° 338, Catete - Rio de Janeiro (RJ) – Próximo ao Metrô – Estação Largo do Machado
Inscrições em formulário disponível neste link
Mais informações: Whats./tel.: (82) 9.8803-9821 | E-mail: escenacirco@gmail.com
@lisetefarias | @escena_circo
“13º Seminário Angel Vianna – Modos Contemporâneos de Viver Dança – decolonialidade, transculturalidade, performatividades plurais”24 a 27 de outubro, de quinta-feira a domingo, das 14h às 21h
Preços populares quinta e sexta-feira e entrada gratuita sábado e domingo
O evento reúne palestras, mesas redondas, oficinas e apresentações artísticas. Na edição deste ano, o tema é Modos Contemporâneos de Viver Dança – Decolonialidade, Transculturalidade, Performatividades Plurais. “Prepare-se para um evento enriquecedor. Também teremos as defesas e apresentações de trabalhos de conclusão do Mestrado Profissional do Ppgpdan – FAV nos dias 26 e 27 de outubro”, diz a produção.
Classificação Indicativa: Livre
Ingressos
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Sexta-feira e sábado: R$20. Meia-entrada: R$10 – Compra na bilheteria do teatro
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Sábado e domingo: entrada franca – Convites na bilheteria
Local: Teatro Cacilda Becker
Endereço: Rua do Catete, 338 – Catete – Próximo à estação do Metrô Largo do Machado
Direção – Márcia Feijó | Coordenação institucional – Ana Bevilaqua | Coordenação cultural – Caio Picarelli | Marketing – Isabela Callado | Iluminação – Bruno
Mais informações: Whats.- (21) 965619030
Acesse a programação completa do 13º Seminário Angel Vianna aqui.
TEATRO16 out - 2024 • 19:00 > 23 out
Espetáculo
“Amor e outras Revoluções”
24 a 27 de outubro, quinta-feira a sábado
Horários: de quinta a sexta-feira, às 19h e domingo às 18h
Livremente inspirada em na obra Vivendo de amor, da escritora estadunidense Bell hooks, a peça traz as vivências e a história de amor de duas mulheres negras, com matrimônio marcado, mas ainda com a dúvida se de fato vão casar-se ou não. As personagens fazem uma viagem em suas próprias histórias, que ocupa o centro da cena e faz com que elas iniciem suas próprias e verdadeiras revoluções, sobre o amor e a falta dele. “O espetáculo tem o objetivo de levar ao público a importância do amor na sociedade, a importância de sonhar, de abrir o coração para quem se ama. Entender que o amor é ação, como diz a personagem Bell. É desconstrução, é trabalho” – diz Mariana Nunes (que compõe o elenco, ao lado da autora, Tati Vilella). Após sucesso em São Paulo, o espetáculo volta ao Rio de Janeiro, nesta curta temporada.
Local: Teatro Glauce Rocha
Endereço: Av. Rio Branco, 179 - Centro Temporada: 24 a 27 de outubro
Ingressos: R$ 60 inteira | Meia-entrada: R$ 30 | Vendas pelo site sympla.com.br (com taxa da plataforma) ou na bilheteria
Texto e Dramaturgia: Tati Villela | Elenco: Mariana Nunes e Tati Villela | Iluminação: Tainã Miranda | Direção Musical: Ana Magalhães Preparação de voz: Claudia Elizeu | Supervisão de movimento: Guilherme Gomes | Produção Projeções e Mapping: Andressa Núbia | Operação de som: Mar Zenin | Operação de luz: Sandro Demarco \ VJ Operação de Projeção: Marion Andrade e Wellington Abreu
Espetáculo
‘Improvisa Comigo Esta Noite’
11 de outubro a 2 de novembro, sextas-feiras e sábados, às 19h30
Com cinco cenas inéditas, o solo é criado na hora da apresentação, com participação espontânea do público. Enquanto coautor, ele pode contribuir com a dramaturgia de várias formas. “Participa quem quiser, todo mundo em suas poltronas, e ninguém é chamado ao palco. Não há ‘cena de plateia’, mas sim ‘com plateia’”, diz o ator Claudio Amado. O espetáculo estreou em 2023, na Colômbia, no Festival Internacional de improvisação de Cundinamarca (Cundimpro). Celebra os 20 anos de atividades da realizadora, a Companhia Teatro do Nada – fundada por Claudio e uma das pioneiras do “teatro de improviso” no Brasil. O projeto participou da Mostra Impro Grand Prix 2024, em que ganhou os prêmios Melhor Improvisador e Melhor Espetáculo.
Sobre Claudio Amado – Ator e diretor, ganhou o Troféu Oscarito – Melhor Ator, no Prêmio Estadual de Esquetes de Humor – 2º Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro (2009). Participou de quase 40 espetáculos de improvisação, no Brasil e em outros países, como Chile, Colômbia e Costa Rica. Escreveu e publicou dois livros sobre improvisação teatral. Em 2017, criou uma empresa de consultoria que utiliza o conceito de “Improvisação Aplicada” para treinamentos corporativos e para o desenvolvimento humano em geral. Fundou a Cia. Teatro do Nada.
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos: R$ 30 | Meia-entrada: R$15 – para idosos, estudantes, classe teatral, professores da rede pública ou particular de ensino, pessoas com deficiência, público LGBTQIA+ e indígenas
Venda na bilheteria e pelo site Sympla, aqui neste link (com taxa da plataforma)
Capacidade: 50 lugares
Duração: 60 minutosLocal: Teatro Glauce Rocha – Auditório Murilo Miranda
Endereço: Av. Rio Branco 179 – Centro – Rio de Janeiro (RJ) – Próximo à Estação do Metrô Carioca
Direção e atuação: Claudio Amado | Trilha sonora: Taiyo Omura | Iluminação: Pedro Garcia | Produção Executiva: Juliana Calafange | Assessoria de imprensa: Lyvia Rodrigues/Aquela Que Divulga“Oficina de Teatro com Rasaboxes & Sotigui Kouyaté para Atores Profissionais”
7 a 28 de outubro, segundas-feiras das 9h às 12h
No workshop, trabalha-se com jogos, dentro e fora do tabuleiro do Treinamento Rasaboxes. Este parte das “rasas” (“emoções universais”, no sânscrito indiano) para a atividade, em que atores/atrizes conhecem e ampliam suas possibilidades físicas e emocionais para a ação em teatro. O tabuleiro é gerado pelos artistas, no próprio local dos jogos teatrais. Criado pelo norte americano R. Schechner, o treinamento tem “jogos instigantes, desafiantes e divertidos, que ativam e desenvolvem a sensibilidade, a criatividade, o estado de prontidão e de entrega, o autoconhecimento e a percepção dos limites e possibilidades físicas, mentais e emocionais, para o teatro e a vida”, diz a atriz, professora e pesquisadora Anna Wiltgen, que idealizou e ministra a oficina. Seu objetivo é ligar os ensinamentos de Sotigui Kouyaté, “griot”* e ator africano renomado, ao Rasaboxes, tendo os exercícios do mestre como preparação para os jogos.
Anna Wiltgen – É mestre em Teatro e, há décadas, atriz, tendo trabalhado com diretores destacados no Brasil. Professora em cursos e projetos sociais – para atores ou não, de várias idades – e está em cartaz em Gente de Bem, da Comparsaria Teatral, grupo que integra – pautado para o Teatro Glauce Rocha (Funarte), em novembro. Também dirige espetáculos. Utiliza o Rasaboxes como recurso de ensino e direção e, ainda, em seus processos próprios, para a construção de personagens. Desde 2010, cursou workshops com a norte-americana Michele Minnick, que trouxe o Rasaboxes ao Brasil. Com ela participou de publicações e do Primeiro Seminário Internacional da técnica no país. De 2002, até a morte de Kouyaté em 2010, Anna o acompanhou no Brasil, aprofundando sua pedagogia, com alunos e elencos. Este workshop é resultado da pesquisa da arte-educadora.
*”Griot” - ou “griô” - Guardião cultural de tradições africanas, historicamente transmitidas de modo oral. Normalmente, soma as funções de contador de histórias, poeta, cantor e músico e tem atribuições relacionadas a aspectos sagrados das comunidades.
Valor de participação: R$ 100
Mais informações e inscrições: Whats.: (21) 981230913 | Instagram: @annawiltgen
Local Centro Técnico de Artes (CTA) – Funarte
Endereço: Rua do Lavradio 54, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Espetáculo
“Caminho 22”
De 4 a 27 de outubro
Horários: quinta-feira a sábado, às 19h e domingo às 18h
A peça mostra um psiquiatra machista e moralmente abusivo, tanto em casa quanto no consultório. Sua paciente mais antiga e sua esposa, grávida, são assediadas moralmente por ele, com manipulações e abusos psicológicos. Depois de abandonado por ambas, o médico entra em uma jornada de transformação, por meio do resgate de suas memórias, afetos e traumas. A ex-paciente abre um espaço terapêutico, chamado Caminho 22. A ex-esposa recorre aos serviços do local, em busca de conforto para suas angústias. Tentando resgatar o relacionamento com a mulher, o protagonista, contrariado, se vê obrigado a fazer parte também do Caminho, onde termina por rever memórias perdidas da infância e vê uma chance de modificar-se.
Com a Cia. Pandora
Gênero: drama
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 80 minutos
Ingressos: R$40 | Meia-entrada, Lista Amiga e Promocional: R$20 | Ingresso social: R$15 | Appai: R$ 15,00
Venda na bilheteria do teatro, de quarta-feira a domingo, das 14h às 20h, ou no site sympla.com.br
Local: Teatro Dulcina
Endereço: Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro, Rio de Janeiro (RJ) – Próximo ao Metrô Cinelândia
Capacidade: 250 espectadores
Projeto selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo de Apoio ao Teatro da Secretaria Especial de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. (Secec – RJ) e contemplado no Programa Funarte Aberta
Texto: Jaqueline Roversi | Supervisão Dramatúrgica: Jô Bilac | Direção: Leona Cavalli | Assistência de Direção: Victor Grimoni | Elenco – Cia. Pandora – atores/atrizes: Manoel Madeira, Jaqueline Roversi, Jordana Korich, Henrique Bulhões – Ator convidado (participação em vídeo): Bayard Tonelli | Iluminação: Aurélio de Simoni | Cenografia e Figurino: Karlla de Luca | Direção de Movimento: Daphne Madeira | Trilha Sonora: Alessandro Persan | Visagismo e fotos: Fernando Ocazione e Hamsa Wood | Design Gráfico: Fernando Alax | Vídeos: Hamsa Wood | Direção de Produção: Jaqueline Roversi e Jordana Korich | Produção Executiva: Sandro Rabello e Simone Kalil | Assistente de Produção: Marcia Andrade | Realização: Amor&Arte Produções e Grande Mãe Produções | Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany
SÂO PAULO
OFICINA
Oficina Corpo em Performance
29 de outubro a 05 de dezembro
Horário: terça e quinta das 14h às 17h
Cruzando os saberes das artes do corpo a fim de investigar procedimentos de criação em performance arte. As aulas oferecidas por Afonso Costa serão ministradas todas às terças e quintas, e são divididas em quatro eixos de experimentações práticas: tempo, espaço, corpo e cidade. O projeto contemplado pelo Programa Funarte Aberta tem inscrição gratuita.
Em cada eixo serão apresentados trabalhos de artistas que dão ênfase a esses fenômenos em suas poéticas. Os encontros têm como propósito oferecer um processo investigativo que propicie a autonomia criativa dos participantes por meio de experiências práticas e discussões teóricas sobre a linguagem da performance arte. Movendo, assim, entendimentos sobre experiência, pertencimento, identidades, gestualidade e contraposições entre corpo e cidade no decorrer dos encontros.
Local: Complexo Cultural Funarte SP
Inscrição gratuita
Classificação 16 anos
Para participar basta se inscrever no formulário abaixo e aguardar a confirmação.
https://forms.gle/HdhEXcnvQ5DgYfhMA
TEATRO
Mauricio Vasconcellos lança o livro Mantra Muzak
26 de outubro de 2024
Horário: 20h
A produção é uma reunião de 10 peças teatrais do autor, que traz um elo entre o dado mântrico da repetição verbal da cena e a musicalidade contemporânea. O volume conta com textos do teatrólogo escritos desde os anos 1980, onde observam-se diferentes universos humanos e de linguagem, com centramento no elemento da performance e da palavra em sua projeção poética mais incisiva.
O lançamento terá uma leitura dramática com participação de Fernanda Viacava, Lucas Miyazaki, Oliver Olívia e Ozu Osmam, do texto O Beijo Final, dedicada à vida e à arte da dramaturga Isabel Câmara.
Local: Teatro de Arena Eugênio Kusnet - Sala Augusto Boal
Valor do Livro: R$ 50,00
Ingresso: Entrada Gratuita
Classificação: 18 anos
Duração: 60 minutos
Espetáculo
'desPedaço: para Hypatia ou uma ode à mortalidade'
31 de outubro a 22 de novembro
Horário: quintas e sextas-feiras às 20h
Criado pela atriz e dramaturga Fernanda Assef a partir dos encontros com a diretora Amanda Steinbach, a dramaturgia gira em torno de uma ausência. O ponto de partida é o desejo de trazer à cena parte da trajetória de vida da filósofa antiga Hypatia. Da dificuldade em encontrar dados de sua vida, cunhados de próprio punho e da sensibilização pela experiência vivida na pandemia, o projeto foi se tornando organicamente uma celebração da vida por meio da consciência da nossa mortalidade.
A dramaturgia apresentada nestes ensaios abertos e no espetáculo que será construído ao longo de todo este processo de encontros, é parte de um projeto maior da artista que inclui: espetáculo teatral, apresentações de aulas-performances em bibliotecas e escolas e a publicação de um livro.
Local: Teatro de Arena Eugênio Kusnet - Sala Augusto Boal
Ingresso: Pague quanto puder
Classificação: Livre
Duração: 70 minutos
Oficina de Teatro Criação de Espetáculo Autoral
Data: 30 de outubro de 2024
Horário: 14h às 18h
A oficina será estruturada em quatro encontros, realizados aos sábados, com duração de quatro horas, onde serão abordadas técnicas de improvisação, construção de personagens, escrita dramatúrgica e direção teatral, permitindo que cada um desenvolva uma visão artística única.
Um dos aspectos centrais desta oficina será a valorização das histórias e experiências de vida de cada participante. Eles serão incentivados a compartilhar seus depoimentos pessoais, refletindo sobre suas necessidades no mundo e na comunidade em que vivem. Esses relatos serão transformados em material cênico, possibilitando uma criação artística profundamente enraizada nas realidades individuais e coletivas do grupo.
Esta oficina é uma oportunidade única para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos em teatro e desenvolver uma obra original sob a orientação de dois grandes nomes da cena teatral brasileira, enquanto expressam suas vivências pessoais e necessidades dentro de sua comunidade.
Local: Complexo Cultural Funarte SP
Entrada gratuita
Classificação: 16 anos
Duração: 240 minutos
BELO HORIZONTE
TEATRO
“Iago, o elogio da vingança”
24 a 27 de outubro
Horário: Qui a Sáb, às 20h e Domingo, às 19h
O espetáculo “Iago, o elogio da vingança; uma adaptação da peça “Otelo, o mouro de Veneza”, de William Shakespeare. o personagem Iago, interpretado pelo ator Renato Millani, tem a sua vilania trazida para os dias atuais e faz a sua trama para destruir o negro Otelo utilizando todo o mecanismo moderno; celular, redes sociais, fake kews e montagem de fotos para executar seu ardil perverso que culmina no assassinato de Desdêmona.
Iago, impulsionado pelo sentimento de ressentimento e preconceito, forja uma situação em que induz Otelo a um ciúme tão violento que este, varrido pela loucura, mata a esposa. Com uma abordagem mais contemporânea deste texto secular, temos o pano de fundo perfeito para evidenciar uma sociedade pautada pela mentira, pelo ódio e pelo preconceito.
Os atos, cheios de veneno de Iago, não tem ética ou qualquer tipo de sentimento nobre; são apenas uma arquitetura da vingança. “Iago, o elogio da vingança” é um reflexo em um espelho distorcido cuja imagem é a de uma sociedade adoecida pelo egocentrismo na qual o outro é apenas um objeto a serviço de um dos mais horríveis sentimentos humanos, a inveja.
Local: Funarte MG - Rua Januária, 68. Centro. Belo Horizonte (MG)
Classificação: 16 anos
Ingressos: aqui (R$20,00) ou R$40,00 na bilheteria do teatro
“SIRENE!”
25, 26 e 27 de outubro, sexta às 19h30, sábado e domingo, às 17h
A peça conta a história de Matheus, um garotinho cego, na época com apenas seis anos de idade, contou para os doutores palhaços que o seu sonho era fugir do hospital. A partir desse dia, Mulambo e Risoto criaram um plano de fuga junto com o menino, que foi executado com sucesso: Matheus fugiu do hospital (sem saber que na realidade estava recebendo alta).
Essa linda história - que na época teve repercussão na imprensa nacional - ganha continuidade no espetáculo “Sirene!”, onde Mulambo, Risoto e Matheus seguem em uma fuga “recombolesca”, mas são pegos e vão parar no xilindró.
Local: Funarte MG - Rua Januária, 68 - Centro
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos uma hora antes de cada apresentação
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