Programação de 14/03 a 20/03
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Programação
Funarte SP - 9ª edição da Farofa do Processo (Divulgação)
RIO DE JANEIRO
TEATRO
“Jornada Shakespeare”
Residência de pesquisa e criação
Apresentação pública
14 de março de 2025, às 16h
Entrada gratuita
O projeto de residência, pesquisa, criação e ensaios é realizado pelo coletivo En La Barca Jornadas Teatrais. Começou com o estudo de elementos da teatralidade popular na obra de Shakespeare, com exercícios cênicos. Foi fechado ao público, mas aberto a artistas de fora do grupo; e agora ganha essa demonstração pública (construída com base nas cenas desenvolvidas). O foco da Jornada é a pesquisa da teatralidade popular latino-americana e do seu diálogo com padrões do teatro ocidental, além do intercâmbio artístico, além da difusão audiovisual do resultado. O projeto inicia um novo ciclo da companhia, que atua, desde 2014, no Rio de Janeiro, principalmente a partir da “tradição do teatro documentário”. Sua base é o “resgate de memórias históricas desconhecidas, silenciadas ou invisibilizadas”.
Local: Centro Técnico de Artes (CTA) – Funarte
Endereço: Rua do Lavradio 54, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Pesquisa e Desenho de Criação: Anna Fernanda e Bruno Peixoto | Elenco: Anna Fernanda, Aruam Galileu, Beatriz Cabral, Bruno Peixoto, Diego Vivas, Iasmin Lara e Pedro Nunes | Figurino e Objetos: Anna Fernanda. Direção Geral: Bruno Peixoto | Comunicação e Programação Visual: Donna Gertrudes | Produção: Jacuba Produções Artísticas
Espetáculo
“1 Peça Cansada”
14 e 29 de março – sextas-feiras
Horários 15h30, 17h30 e 19h30
Na montagem, cuja proposta é ‘cansar o cansaço na cena da cidade’, Natasha Corbelino investe em um formato íntimo e corajoso – diz o release. “O enredo traz a atriz cansada e franca. É a mais nova expressão da poética de escrita e cena performativa e de honestidade radical da artista carioca, em vida e obra. Ela investe cada vez mais no enlaçamento do teatro com a performance em sua trajetória de criação em Arte e Política”, diz a sinopse. Na peça, escrita e dirigida pela atriz, ela propõe um questionamento ao público: “Qual é o seu cansaço? Imagino que sejam muitos. Ou mesmo um tão intenso que se esparrama por todos os assuntos da sua vida. O meu anda assim [...]”; e convoca: “Comunidade cansada, te chamo: vamos!”.
Classificação indicativa etária: 10 anos
Ingressos: R$60. Meia-entrada: R$30 | Vendas no site Sympla, neste link, e na bilheteria
Duração: 60 minutos
Atriz, autora e diretora: Natasha Corbelino | Interlocução: Margot Corbelino | Parceria (cadernos artesanais): Manuscrito Baixada | Diálogo de luz: Tainá Maciel | Apoio de produção: Valéria Martins | Estagiária: Rada Borissova Pokrovski |
Produção e Realização: Corbelino Cultural | Apoio: Programa Funarte Aberta
Local: Teatro Glauce Rocha – Sala Murilo Miranda
Endereço: Av. Rio Branco 179, 8º andar Centro - Rio de Janeiro (RJ)
Espetáculo
“Eles não usam black-tie”
13 de março a 13 de abril de 2025, de quinta-feira a domingo
Horários: de quinta-feira a sábado às 19h | Domingo, às 18h
No dia 30 de março, domingo, não haverá apresentação
A célebre peça de que aborda a luta dos operários por melhores condições de trabalho, nos anos 1950, A obra, ambientada em uma comunidade popular, em um morro do Rio de Janeiro, retrata a vida de uma família de trabalhadores, com suas relações pessoais e conflitos, destacando temas sociais e políticos. O texto retrata o período após a ditadura de Getúlio Vargas. É a história de um jovem metalúrgico Tião e de sua namorada, Maria. Ao saberem que a moça está grávida, eles decidem se casar e, ao mesmo tempo, ocorre um movimento grevista da categoria, que fica dividida. Preocupado com o matrimônio e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, militante sindical há muitos anos, que foi preso pela ditadura.
Homenagem aos 90 anos do autor, Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006) e ao ator Paulo César Pereio (1940 - 2024)
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: R$ 40 | Meia-entrada: R$20 | Venda no site sympla.com.br ou na bilheteria – no dia do espetáculo, a partir das 13h
Local: Teatro Dulcina
Endereço: Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Próximo à estação do Metrô Cinelândia
Direção: João Velho | Orientação corporal: Marcia Rubin | Elenco: Pedro Rocha, João Amorim, João Velho, Laura Campos Braz, Luã Batista, Mara Uchoa, Nino Batista, Pamela Alves,Tai Xavier e Tatiane Melo | “Stand ins”: Janaína Torquato, Jakeline Soledad e Lavínia Diniz | Supervisão musical: Gabriela Geluda | Orientação Vocal: Isabel Schulmann | Iluminação: Zezinho da Luz | Cenografia: Nino Batista e Drosa | Figurino: Eder Ferreira | Operação de som: Camila Pacífico | Produção executiva: Laura Campos Braz | Coordenação de produção: Nino Batista | Assistência de Produção: Lavinia Diniz e Vitoria Silva | Realização: Projeto Cria – Única Cia. de Teatro
ARTES INTEGRADAS
Dança – teatro – circo – música
Oficina de Dança Contemporânea e Percepção do Movimento
Horário: das 15h30 às 17h
Com a Pulsar Cia. de Dança | Coordenação: Maria Teresa Taquechel y Saiz
Oficina de Teatro e Circo
Horário: das 13h30 às 15h
Coordenação: Rubens Gripp – fundador do Grupo Teatro Novo | Ministração: Angélica Gomes | Colaboração: estagiários da Angel Vianna Escola e Faculdade
Projeto Te Espero lá no Cacilda
Inscrições gratuitas
A iniciativa reúne uma oficina de dança e uma de teatro, para pessoas com e sem deficiências físicas e/ou intelectuais a partir de 14 anos de idade. Também integra técnicas de música e circo. Está previsto no projeto, ainda, um espetáculo com o resultado das pesquisas desenvolvidas.
Oficina de Teatro e Circo – A proposta da ação é desenvolver e apresentar o trabalho de um coletivo de teatro, formado por atores/atrizes e produtores(as) de cultura com deficiências intelectuais que, em sua maioria, ou tem síndrome de Down ou autismo, e ou cadeirantes. “Busca-se o desenvolvimento artístico e de criação, por meio das singularidades de cada pessoa. Também sensibilizamos o público sobre o potencial de criação que as pessoas com deficiência têm e o que podem desenvolver através da atividade teatral. Isso gera uma mudança de olhar sobre os atores e produtores com deficiência e o fazer artístico, quebrando ideias preconceituosas”, informa o release.
Oficina de Dança Contemporânea e Percepção do Movimento – O foco é “ampliar a atenção sobre as relações internas do corpo, o meio em que ele está inserido e a expressão de cada participante; e estimular a sua percepção, sensibilidade e criação, pela consciência do movimento; a dança contemporânea; a relação com o outro; o enriquecimento do vocabulário corporal de cada pessoa; e a troca com o ambiente. A coordenação musical é de Thelma Alvarez, professora da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela também é ministrante das oficinas, desenvolvendo uma pesquisa musical com os(as) participantes, na qual se integram dança e música – fruto da parceria da iniciativa com o Projeto Musidança.
Os(as) ministrantes
Teatro: Angélica Gomes, atriz, palhaça, trapezista, bailarina brincante e educadora, do grupo Teatro de Anônimo. Formada pela Escola Nacional de Circo (Funarte) e pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna. Licenciada em dança pela Faculdade de Dança Angel Vianna (2011).
Dança: Maria Teresa Taquechel y Saiz, mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio); graduada em Dança Contemporânea pela Angel Vianna Escola e Faculdade – da qual é membro e onde lecionou e coordenou a Pós-graduação em Corpo, Educação e Diferenças; com formação em Recuperação Motora e Terapia Através da Dança e no Método Feldenkrais; e diretora, coreógrafa e bailarina da Pulsar Companhia de Dança | Thelma Alvarez, professora titular da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ), no curso de Licenciatura em Música e no Bacharelado em Musicoterapia | Lilian Lima, bailarina, professora e pesquisadora em dança | Sergio Menezes, Professor, bailarino e coreógrafo; e produtor de danças urbanas
Número de vagas: 15 em cada curso
Matrícula: por meio de entrevista, marcada pelo whats.: (21) 999735534
Local: Teatro Dulcina
Endereço: Rua do catete, 338 - Catete (RJ)
Próximo à estação do Metrô Largo do MachadoParcerias: Programa de Estágios do Curso de Licenciatura em Dança da Angel Vianna Escola e Faculdade | Projeto Musidança – Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB – UFRJ).
SÂO PAULO
9ª edição da Farofa do Processo
De 13 a 23 de março de 2025
Diariamente das 11h às 22h
Ponto de encontro de quem ama artes cênicas, a Farofa do Processo chega à 9ª edição com uma novidade: a mostra agora ocupa o Complexo Cultural Funarte SP e o Teatro de Arena Eugênio Kusnet. O evento gratuito acontece em paralelo à MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo; ambas ocorrem entre os dias 13 e 23 de março.
Este ano, o público poderá acompanhar uma programação intensa e diversa, com mais de 60 processos artísticos, incluindo criações recentes e trabalhos em desenvolvimento. Estarão reunidos trabalhos de artistas como Yasmin Gomes (CE), Fábio Osório (BA), Hilton Cobra (RJ), Grupo Carmin (RN), HBLynda Morais (PE), Alexandre Américo (RN) e Wellington Gadelha (CE) e de Dudu Melo Pigmentar companhia (MG), além de Pepo & Tom, da Argentina.
As sessões acontecem ao longo de todo o dia, distribuídas entre manhã, tarde e noite, com o objetivo de ampliar a experiência dos espectadores. O evento contará com rodas de conversa, bate-papos e encontros com programadores a fim de oferecer e fomentar a oportunidade de debater questões relacionadas à criação, à distribuição, à circulação e à mediação.
Complexo Cultural Funarte SP / Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Entrada Gratuita
A bilheteria 1 hora antes do espetáculo
Programação Completa: https://www.faroffa.com.br/
Espetáculo Serra Pelada
De 13 de fevereiro a 23 de março de 2025
Quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
Não haverá sessão nos dias 22, 23, 27 e 28 de fevereiro e 1, 2, 8 e 9 de março (CARNAVAL)
Sessões Extras
18, 19 de março às 15h
Com o tema sobre as diversas formas de violências envolvidas na mineração e no garimpo predatório de ouro em solo amazônico, o espetáculo Serra Pelada, com texto e direção de Alexandre Dal Farra, entra em cartaz no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, a partir do dia 13 de fevereiro e segue em cartaz até 23 de março.
O espetáculo nasce de mais de dois anos de pesquisa do autor sobre a dimensão do garimpo e da mineração na construção da modernidade, das viagens feitas por ele e o cineasta Joaquim Castro para a região e de uma série de reflexões a partir da peça “Boca de Ouro”, de Nelson Rodrigues.
A peça narra a história de quatro documentaristas que viajam a Serra Pelada para entender o garimpo e acabam presos em um quarto de hotel. Desta forma a trama propõe uma reflexão sobre a violência implícita no trabalho dos personagens documentaristas que, por mais conscientes que sejam, também estão ali tentando garimpar na pesquisa, e em si mesmos, coisas que possam utilizar na sua obra.
Sala Augusto Boal – Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Entrada Gratuita
A bilheteria 1 hora antes do espetáculo
Classificação 14 anos
Duração 90 minutos
BELO HORIZONTE
TEATRO
Espetáculo “A besta fera dos cabelo negro”
15 de março
Horário: 20hMarina Galeri, escritora e diretora da peça, diz que “Trata-se de um espetáculo teatral com linguagem popular, que valoriza a cultura mineira, enaltecendo a cultura afrodescendente por meio dos elementos do congado. Uma peça que mexe com a emoção do público, que inspira e leva a reflexão sobre o medo”, explica a dramaturga. Além do espetáculo, a Cia. Juntaostrem também oferece três oficinas gratuitas em quatro centros culturais diferentes, sendo uma delas voltada para idosos.
Esta é a segunda montagem da Cia. Juntaostrem. Através do bom humor e da história cativante de um viajante, o espetáculo traz reflexões sobre como o medo pode nos impulsionar ou nos aprisionar. “O texto da peça é baseado num conto meu, que foi escrito em 2012. Há muito tempo, eu queria transformá-lo numa peça e consegui fazer isso só agora”, lembra Marina Galeri.A presença do Congado no espetáculo é um tempero a mais.
Local: Funarte MG – Rua Januária, 68. Centro, Belo Horizonte
Entrada Franca - retirada na bilheteria da Funarte MG