Notícias
Dança, Teatro Cacilda Becker, Funarte
Funarte apresenta o solo de dança ‘Formigueiro’, no Teatro Cacilda Becker
A Fundação Nacional de Artes – Funarte recebe o solo de dança Formigueiro, no Teatro Cacilda Becker, espaço cultural da entidade, no Catete – Rio de Janeiro (RJ), em apresentação única, no dia 25 de agosto, domingo, às 18h. A entrada é gratuita. O projeto foi contemplado no Programa Funarte Aberta.
A obra é composta com as técnicas de break e “krump” (dança de rua com movimentos rápidos, enérgicos e fluidos, com precisão e força). Também são utilizados gestos experimentais. Há também uma oficina, realizada pelo criador da peça, o coreógrafo Bruno Duarte, no mesmo dia, antes da apresentação, das 15h30 às 17h. Está previsto, ainda, um bate papo, ao final do espetáculo com criador da peça, o coreógrafo Bruno Duarte, sobre o processo criativo da coregrafia e sobre essa nova montagem. Foram programadas interpretação em Libras e audiodescrição, no espetáculo e no debate.
“Formigueiro coloca em debate a relação sujeito x coletivo, com um olhar macro para a coreografia existente nas interações das pessoas no meio urbano. Em meio às multidões que se aglomeram em diversas situações cotidianas, como nas ruas e nos transportes públicos, questiona-se: ‘o que afeta e como é afetado’? Partindo da premissa que essas pessoas se relacionam, se atravessam e cruzam o caminho umas das outras, a metáfora do formigueiro abriga a mescla de um indivíduo em muitos. A ideia é mostrar que há uma espécie de metamorfose diária a cada vez que se percorre um caminho de um ponto a outro das grandes cidades”, diz o criador e coreógrafo da peça, Bruno Duarte.
A ideia central da obra é mostrar que há uma espécie de “metamorfose” diária a cada vez que se percorre um caminho de um ponto a outro das grandes cidades. Também se buscou observar e interpretar como o gestual de uma pessoa é diretamente impactado pelo movimento do coletivo; como este influencia no corpo do indivíduo; e de que modo ele poderia se expressar para fazer reverberar, em cena, a potência das transformações que isso gera. “Ainda mais quando se analisa os impactos sofridos por Bruno, um homem preto, que transita entre as áreas periféricas e centrais”, diz o release, acrescentando que o criador da peça é claramente identificado como um artista de danças urbanas – inclusive nas vestes que usa.
Formigueiro estreou em 2022, no Rio de Janeiro, no Sesc Copacabana, e circulou, por meio do Edital Sesc Pulsar em 2023, do Janelão da SMC; participou do Festival Dança em Trânsito 2023; e agora se apresenta com o incentivo do LPG Dança, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, por três municípios do estado.
Na apresentação do Teatro Cacilda Becker, a performance fica por conta de Romec, bailarino das danças urbanas, dirigido por Bruno Duarte.
Espetáculo de dança
Formigueiro
25 de agosto, domingo, às 18h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 12 anos
Intérprete de libras e audiodescrição
Oficina de Krump – 25 de agosto, domingo, das 15h30 às 17 horas – Inscrições neste link.
Ao final do espetáculo: bate-papo com os artistas sobre o processo criativo da peça e sobre esta nova montagem (também com intérprete de Libras e audiodescrição)
Classificações indicativas: Espetáculo: 12 anos | Oficina: 16 anos
Duração: 40min (espetáculo) + 20min (bate papo)
Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338, Catete – Rio de Janeiro (RJ)
Espaço cultural da Fundação Nacional de Artes – Funarte
Ficha Técnica
Concepção, Coreografia e Trilha Sonora: Bruno Duarte | Dramaturgia: Bruno Duarte e Tiago Oliveira
Intérprete: Romec | Operação de som e luz: Thiago Piquet | Iluminação: Vilmar Olos | Produção: Adriana Lemos e Isabela Trannin- D23 Produções
Patrocínio
Ministério da Cultura – Governo Federal | Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Rio de Janeiro através da Lei Paulo Gustavo
Apoio
Projeto Contemplado no Programa Funarte Aberta
Mais informações
Sobre o projeto – e-mail: d23producoes@gmail.com | Whats.: (21) 993111532
Sobre o Programa Funarte Aberta – Rio de Janeiro: aqui, neste link
Sobre os espaços culturais da fundação na cidade: coec@funarte.gov.br