Projeto Bandas de Música
No Brasil, fruto de uma tradição musical que remonta aos tempos coloniais, as bandas de música têm funcionado como uma porta de entrada e uma alavanca da criação musical do país, revelando grandes maestros, compositores e instrumentistas. Elas estão presentes em cerca de metade dos municípios brasileiros.
As bandas de música do Brasil têm, além da sua importância artística e cultural, o atributo de ser importantes ferramentas de cidadania e interação social nas comunidades, com alcance em todo o imenso território nacional.
A trajetória do Projeto Bandas de Música da Funarte se confunde com a da própria história da Fundação. Ela foi criada em 1975 e, já no ano seguinte, o programa começou. É realizado pela Coordenação de Bandas de Música, ligada à Diretoria de Música da entidade.
Atividades
- Realiza doação de instrumentos musicais de sopro;
- Promove o aperfeiçoamento prático e teórico de regentes e instrumentistas, por meio de cursos de capacitação oferecidos através dos Painéis Funarte de Bandas de Música;
- Edita e distribui partituras de músicas de compositores brasileiros, especialmente arranjadas para Bandas de Música, bem como manuais.
- Organiza o Cadastramento de Bandas de Música, mediante informações enviadas pelas mesmas.
Informações
Coordenação de Bandas de Música
Diretoria de Música | Fundação Nacional de Artes – Funarte
Coordenadora: Rosana Gonçalves Lemos
Email: coban@funarte.gov.br
Endereço: Av. Presidente Vargas, 3131 Sala 1703 – Cidade Nova
Centro Empresarial Cidade Nova – Edifício Teleporto
CEP: 20.210-030 – Rio de Janeiro (RJ)
CONHEÇA AS AÇÕES DO PROJETO BANDAS DE MÚSICA
Revalorização do Papel Histórico das Bandas de Música
Iniciativas da Funarte direcionadas às bandas de música de todo o Brasil – tanto aquelas ligadas à formação de repertório, às de capacitação profissional de músicos e regentes, quanto às ações dirigidas à própria manutenção desses coletivos, por meio da distribuição de instrumentos – , além de preservar a cultura nacional, em escala significativa, têm favorecido a produção das bandas de música; e o fortalecimento do próprio ciclo de desenvolvimento da música instrumental brasileira.
O êxito na recuperação atual da função estratégica das bandas no país tem retomado a dimensão histórica dessa linguagem musical – que remonta a exemplos significativos de nossa formação, como no “abrasileiramento” de gêneros europeus do Século 19; nas influências que mantiveram a consolidação do choro; e até mesmo na iniciação profissional de ícones da música popular brasileira. Um deles é Luiz Gonzaga (na sua juventude, corneteiro de banda militar). Outro exemplo de músico excepcional gerado pelas bandas de Música é Anacleto de Medeiros (virada do Século 19 para o 20), que se iniciou na Banda do Arsenal da Marinha, e depois veio a consagrar-se como instrumentista; e como regente e compositor, por dirigir a Banda do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro; e criar, na Ilha de Paquetá, no Rio, a Banda da Sociedade Recreio Musical Paquetaense.
História
Século XVIII
Surgem, no Rio de Janeiro, as primeiras Bandas de Música, formadas por barbeiros – escravos em sua maioria – que tocavam fandangos, dobrados e quadrilhas, em festas religiosas e profanas.
1831
São criadas as Bandas de Música da Guarda Nacional, e esta arte se espalha pelo país.
1896
Anacleto de Medeiros funda a mais famosa de todas as Bandas de Música: a do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
Século XX
As Bandas de Música se transformam em uma das mais populares manifestações da cultura nacional: onde havia um coreto, existia uma bandinha, orgulho da cidade. Nas Bandas, formaram-se músicos profissionais e amadores, eruditos e populares, como Patápio Silva, Anacleto de Medeiros e Altamiro Carrilho, entre muitos outros.
As Bandas também foram centro gerador de novos gêneros musicais e de vasto repertório de chorinhos, marchas e dobrados.
Com o desenvolvimento da cultura de massa, porém, esta rica e alegre tradição brasileira começou a correr sério risco de extinção. Era necessário realizar uma política de Estado para apoiar o desenvolvimento desse trabalho: objetivo do Projeto Bandas de Música, criado pela Funarte em 1976.