Acervo MIS/GO
O acervo fotográfico do Museu da Imagem e do Som de Goiás é constituído por 25.000 documentos, entre fotografias, cartões-postais, negativos, diapositivos e álbuns. Desse total, 11.000 são fotografias, 30% das quais compreendem imagens documentando o processo histórico, social e urbanístico do desenvolvimento de Goiânia, no período de 1930 a 1950.
Os cinco álbuns que receberam tratamento de conservação integram as Coleções Luiz Pucci, José Mendonça Teles e Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga. Esta coleção de álbuns constitui um dos mais importantes conjuntos de imagens com valor histórico no Acervo Fotográfico do MIS-GO. Sua recuperação foi considerada emergencial, já que as condições de conservação em que se encontravam os álbuns, com sua estrutura física comprometida, papéis suporte e fotografias em avançado estágio de deterioração, estavam impossibilitando a realização de pesquisas, exposições, publicações e projetos educativos de dimensão museológica.
O que fizemos
Os álbuns fotográficos requerem tratamentos especiais, envolvendo profissionais das áreas de conservação fotográfica, de papéis e de encadernação. Todas estas ações foram realizadas pela equipe técnica do CCPF no Rio de Janeiro, para onde os álbuns foram encaminhados.
A primeira etapa compreende o tratamento de conservação, envolvendo as seguintes técnicas:
Higienização: limpeza mecânica ou química em função do estado de conservação das fotografias.
Estabilização e reestruturação: técnica de planificação, de pequenos reparos e de consolidações, aplicada nas fotografias que apresentavam áreas faltantes, suportes quebradiços e outras deformações. Foram aplicados procedimentos de reestruturação, execução de remendos e enxertos, caso necessário, para redispor, ordenar e garantir a estrutura dos álbuns.
Acondicionamento: Foram utilizados invólucros de acordo com as normas de conservação de filmes e fotografias. Recomenda-se um armário de aço para guarda dos álbuns.
A segunda etapa foi a reprodução fotográfica, necessária para preservar os originais e facilitar o acesso à consulta, já que as fotografias dos álbuns não têm negativos.
A realização deste projeto possibilitou ao MIS/GO o início de uma parceria fomentadora de ações de preservação, de pesquisa e de divulgação de parte da história de Goiânia e das principais cidades do interior do Estado de Goiás.