Catálogo de Serviços de TIC
O Catálogo de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicações (CSTIC) da Fundação Nacional do Índio (Funai) tem por finalidade apresentar de forma clara e estruturada os principais serviços prestados pela Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações (CGTIC) da Fundação, para os clientes internos e externos da Funai, procurando, ainda, atender aos requisitos de Governança de TIC.
A CGTIC é uma Coordenação-Geral vinculada a Diretoria de Administração e Gestão (Dages) da Fundação Nacional do Índio, cujas atribuições, presentes no art. 114 a 123 da Portaria nº 666/PRES, de 17/07/2017, incluem a responsabilidade por propor, acompanhar, avaliar e implementar novas tecnologias nas áreas de telefonia, internet, redes de computadores, bancos de dados, sistemas de gestão, manutenção e aquisição de equipamentos de TIC, provedor de identidade e suporte ao usuário, além de elaborar e instruir processos de contratação de bens e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação nas modalidades licitatórias previstas em lei.
A CGTIC atua, ainda, na elaboração e acompanhamento do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação - PETIC, do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC, da Política de Segurança da Informação e Comunicação - POSIC e demais normativos de TIC que visam garantir os investimentos e ações em tecnologia estejam alinhados aos objetivos estratégicos institucionais.
O público alvo (clientela base da CGTIC) são servidores, setores internos e unidades descentralizadas (Museu do Índio, Coordenações Regionais, Coordenações Técnicas Locais e Coordenações de Frente de Proteção Etnoambiental) da Fundação.
Já no que se atine à estrutura da CGTIC, cumpre informar que esta é atualmente composta por uma Coordenação de Infraestrutura, Segurança, Sistemas e Serviços de TIC – Cotic e Serviços e Núcleos subordinados, conforme organograma abaixo:
Demais informações referentes à competência e estrutura da referida Coordenação-Geral se encontra detalhada no Regimento Interno, aprovado pela Portaria nº 666/Pres de 2017.
Seus subsetores desenvolvem e operam um conjunto de serviços que visam atender às diversas necessidades internas e externas à CGTIC, tais como:
Central de Serviços
- Desenvolvimento de Software
- Infraestrutura de TIC
- Internet
- Intranett
- Área Administrativa
- Suporte e Manutenção de TIC
- Telefonia
- Serviços de Rede
Por fim, ressalte-se que a CGTIC conta atualmente com 10 (dez) servidores e e uma empresa prestadora de serviço na área de infraestrutura e suporte técnico, com 06 (seis) técnicos alocados, que mantêm os serviços de suporte ao usuário e redes de computadores. Esta equipe é responsável por atender aproximadamente 3.000 (três mil) usuários (servidores e colaboradores).