Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) apoiou, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, as etapas de heteroidentificação e matrícula de estudantes indígenas aprovados no vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudantes das etnias Iny (Karajá), Xavante, Bororo e Tapuia, provenientes dos estados de Goiás e Mato Grosso, estão entre os principais beneficiados na ação, realizada no campus Samambaia da universidade, em Goiânia.
Os jovens e a comissão da UFG receberam suporte da Funai para formalizar as matrículas, com orientações que facilitaram a comprovação de residência em terras indígenas, uma barreira de acessibilidade recorrente no acesso às bolsas. O foco da ação foi garantir acesso diferenciado à educação superior, promovendo cidadania e autonomia. A Funai mantém diálogo com a UFG e o Ministério da Educação (MEC) para avançar em políticas de acesso e permanência, especialmente em momentos como matrículas e períodos de férias.
Por meio da Coordenação Técnica Local em Goiânia (CTL-GYN), a Funai conduziu as atividades, direcionando os estudantes ao Centro de Cultura e Eventos da UFG, e forneceu subsídios e formulários próprios de autodeclarações para indígenas. A ação contou com o suporte da Coordenação de Processos Educativos (Cope) da autarquia, que contribuiu com sua experiência técnica e recursos logísticos.
O chefe da CTL-GYN, Francisco Oliveira, destaca a importância da ação como uma ferramenta de esforço coletivo para superar barreiras de acessibilidade e promover o acesso dos povos indígenas ao ensino superior. "Essa iniciativa reflete o compromisso da Funai em fortalecer a autonomia e o desenvolvimento das comunidades indígenas por meio do acesso diferenciado à educação", ressalta.
Segundo a Cope, a UFG tem se consolidado como uma instituição que valoriza a inclusão de indígenas, por meio de programas como o “UFG Inclui”, que ampliam oportunidades no ensino superior. Entretanto, desafios como a apresentação de documentos para bolsas de permanência ainda demandam soluções específicas, que necessitam do apoio da Funai, orientadora e principal executora da política indigenista no Brasil.
O apoio à matrícula evidencia o respeito às especificidades indígenas e o esforço para ampliar suas oportunidades no ensino superior. Para mais informações ou suporte, a unidade da Funai em Goiânia pode ser contatada pelo telefone (62) 99303-4826 ou pelo e-mail ctl.goiania@funai.gov.br.