Notícias
Servidores da Funai participam de capacitação para qualificar a divulgação de informações em casos de incidentes
Servidores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) participaram entre os dias 17 e 21 de junho do curso "S-203: Introdução à informação em incidentes", realizado na cidade de Pirenópolis, em Goiás. A capacitação é ofertada pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS), com apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), parceiros da Funai, para desenvolver as habilidades necessárias ao exercício da função de Oficial de Informação Pública (OIP). O objetivo do curso é preparar os servidores que trabalham em áreas relativas à proteção territorial para atuar na comunicação de incidentes aos atores interessados, como a imprensa e as comunidades locais.
A formação possibilita a qualificação de pontos-focais para trabalhar diretamente com as informações públicas de incidentes. A habilidade de comunicação é necessária para atuação da Funai. A autarquia é responsável por orientar a política indigenista e, por isso, está em constante diálogo com os povos indígenas e outros órgãos. O Curso S-203 oferece ferramentas que podem ser aplicadas pelos servidores em incidentes como incêndios florestais, desastres naturais, operações de fiscalização ambiental, cenários de desintrusão de terras indígenas, entre outros.
A qualificação contínua dos servidores segue a política de fortalecimento da Funai para melhor atender as demandas dos povos indígenas. Para a coordenadora da Frente de Proteção Etnoambiental Awa, Daianne Veras, que participou do curso, a formação é importante para atender à missão institucional da Funai de proteger e promover os direitos dos povos indígenas. “A capacitação atingiu a proposta pretendida, contribuindo com a qualificação de servidores que são pontos-focais nas ações relacionadas aos incidentes para atuar corretamente no repasse de informações sobre incidentes para diversos tipos de públicos”, frisou.
O curso
Foram ofertadas aulas teóricas e práticas, interativas e dinâmicas, com metodologias aplicadas para trabalho em grupo; técnicas de entrevistas com a imprensa; produção de relatórios técnicos; técnicas para utilização de mídias sociais; entre outros. O curso abordou as seguintes temáticas:
1. Funções e responsabilidades de um Oficial de Informação Pública (OIP);
2. Estágios Iniciais: da mobilização à ação;
3. Operações de informação em incidentes;
4. Coleta e montagem de informações;
5. Trabalhando com os meios de comunicação;
6. Trabalhando com outros públicos-chave;
7. Planejamento e estratégia de longo prazo;
8. Visão geral das redes sociais;
9. Simulação de incidentes e avaliação final.
O curso também contou com a participação de seis representantes da Funai; seis do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); seis do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); dois do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF); e um da Brigada Voluntária Gavião Fumaça.
Assessoria de Comunicação/Funai