Notícias
Reforma da Casa de Saúde Indígena Yanomami efetiva direitos dos povos indígenas
Em Boa Vista (RR) para a inauguração da primeira etapa da reforma da Casa de Saúde Indígena (Casai) Yanomami, a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, destacou que a medida se traduz em efetividade dos direitos dos povos indígenas. O evento ocorreu nesta quinta-feira (16), em mais uma medida da Casa de Governo, iniciativa do Governo Federal para o enfrentamento da crise humanitária vivida pelos povos da Terra Indígena (TI) Yanomami.
“A reforma dessa estrutura física faz parte de uma série de ações de mudança que já vêm ocorrendo para que o povo Yanomami tenha condições de atendimento. A Funai aqui presente se soma a essas ações de fortalecimento da dignidade dos povos indígenas”, ressaltou Joenia Wapichana.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. “Nós estamos juntos nessa articulação tanto para concretizar essas ações quanto para mostrar esse compromisso do Governo Federal [com os povos indígenas]”.
O secretário especial de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, adiantou que, nos próximos dias, deverá ser assinada a ordem de serviço para a construção dos novos alojamentos da parte administrativa. “A gente espera deixar esse equipamento público com muita dignidade para a população Yanomami e Ye'kwana e para todos os pacientes que passarem por aqui”.
De acordo com o diretor da Casa de Governo, Nilton Tubino, a entrega da primeira etapa da Casai Yanomami é resultado do planejamento que vem sendo colocado em prática sobre as medidas estruturantes anunciadas pelo Governo Federal.
“Temos 30 ministérios envolvidos na Operação Yanomami e temos três objetivos claros nesse momento: o combate ao garimpo, garantir a segurança alimentar e a saúde indígena. Os outros, não que não sejam de menor importância, mas tem um tempo mais longo para fazer a sua implementação. A gente chegou aqui no final de fevereiro, a Casa [de Governo] começou a funcionar no início de março e pegamos a obra em andamento. Por isso, é uma alegria ver a inauguração [dessa primeira etapa]. É o início de um novo tempo, vamos dizer assim, com esperança para os povos indígenas e principalmente para o governo”, declarou Tubino.
Casai Yanomami
Com refeitório e cozinha, a primeira fase da obra contou com investimento de R$ 2 milhões. Serão duas mil refeições por dia para mulheres, homens e crianças indígenas. O valor total é de R$ 50 milhões. Além da parte administrativa, as próximas etapas devem contar com a construção de áreas de lazer e esportivas, reconstrução dos alojamentos, entre outras.
Assessoria de Comunicação/Funai