Notícias
Nota de pesar - Jaqueline Tedesco Kaingang
Foto: Arquivo pessoal/Jaqueline Tedesco Kaingang
Com imenso pesar, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) comunica o falecimento da indígena Jaqueline Tedesco, do povo Kaingang, ocorrido nesta sexta-feira (15). Jaque, como era carinhosamente chamada por quem lhe conhecia, estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Rio Grande (RS).
Ela não resistiu aos ferimentos e queimaduras graves sofridas no corpo, há uma semana, e morreu no hospital. O acidente aconteceu durante um jantar com a família em comemoração à sua formatura no curso de Direito, em um restaurante na cidade de Rio Grande.
Em nota, a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (ArpinSul) lamentou o falecimento de Jaqueline e registrou sua trajetória no movimento indígena. Em 2023, ela foi eleita no Fórum de Lideranças para compor o Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI).
Jaque também foi indicada para ajudar na comissão do Acampamento Terra Livre (ATL) de 2024. Com a sua formação como advogada, ela iria começar a ajudar a ArpinSul e o movimento indígena nos assuntos jurídicos.
A Funai lamenta essa triste perda e se solidariza com os amigos e familiares de Jaqueline, bem como com o povo Kaingang.
Assessoria de comunicação/Funai