Notícias
No Paraná, servidor da Funai participa de workshop no Fórum da Internet no Brasil
A discussão de como os sistemas de Inteligência Artificial e a governança da internet influenciam na autodeterminação das comunidades indígenas foi tema de um dos painéis do workshop Inteligência artificial, soberania de dados e a autodeterminação das comunidades indígenas, que ocorreu na última quarta-feira (22), na 14ª edição do Fórum da Internet no Brasil (FIB), em Curitiba (PR). Confira o painel.
Apresentada pelo servidor da Coordenação-Geral de Tecnologia, Informação e Comunicações (CGTIC) da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) Cleuber Amaro, a iniciativa foi proposta pelo Laboratório de Políticas Públicas e Internet – LAPIN, e teve a mesa de discussão moderada por Gabriela Buarque e Cynthia Picolo (terceiro setor); e com representantes dos diversos setores, como Rosi Teixeira (setor empresarial), Walter Lippold (comunidade científica e tecnológica) e Time’í Assurini (terceiro setor).
“O evento foi a oportunidade de apresentar os primeiros resultados da pesquisa sobre inteligência artificial e línguas indígenas que a Funai apoiou como projeto de capacitação. A ideia é promover o diálogo com diversos setores afetos ao tema da internet, tecnologia, inteligência artificial e soberania de dados para contribuir com a qualificação da Funai no planejamento de estratégias de promoção e proteção dos direitos dos povos indígenas em ambiente virtual”, explicou Amaro.
Promovido pelo Comitê Gestor da Internet (http://CGI.br), o FIB é o encontro preparatório para o Fórum de Governança para Internet (IGF), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se do espaço em que o CGI.gov incentiva os diversos setores que compõem a governança da internet a promover discussões sobre o tema no Brasil. Em sua 14ª edição, os principais temas foram a diversidade, a soberania de dados, o direito à conectividade e a inteligência artificial (Confira a programação completa https://forumdainternet.cgi.br/fib14/agenda).
Toda a programação foi registrada e está disponível no canal NICbrvideos. Também participaram do FIB os indígenas André Baniwa, representando o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Anastácio Peralta Ava Kwarahy Rendyju (comunidade científica e tecnológica), e Emanuel Hebert Elias Alencar (terceiro setor).
Assessoria de Comunicação/Funai
com informações da CGTIC