Notícias
Funai lança Manual de Redes Intersetoriais de Saúde Indígena
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) lançou o Manual para Instituição de Redes Intersetoriais de Saúde junto aos Povos Indígenas. O documento é uma síntese de discussões e experiências relacionadas à criação de redes com foco em saúde mental e enfrentamento de sofrimentos psicossociais e efeitos decorrentes do uso de álcool e outras drogas, abordando ainda a criação de redes de saúde para povos indígenas em contexto urbano.
Apesar de não ser a executora dos serviços de saúde voltados aos indígenas, a Funai tem a obrigação institucional de acompanhar e monitorar os atendimentos prestados pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde e pelas secretarias municipais e estaduais, em todos os níveis de atenção (primária, secundária e terciária).
Desta forma, o Manual é um instrumento orientador para que as unidades descentralizadas da Funai possam dialogar com os Distritos Especiais de Saúde Indígena (DSEIs), com os Polos-Base do Subsistema de Saúde Indígena, e com demais possíveis parceiros (Secretarias municipais de saúde, universidades, organizações indígenas e/ou indigenistas, representantes do Conselho Distrital de Saúde Indígena-Condisi, serviços de assistência social, entre outros), visando ao fortalecimento das políticas de saúde voltadas aos povos indígenas.
Considerando que esta é uma das três linhas de ação prioritárias para a Coordenação de Acompanhamento de Saúde Indígena (Coasi) em 2024, a unidade promoverá uma reunião de orientação, esclarecimentos e troca de experiências no dia 19 de janeiro, às 15h (horário de Brasília). Informações adicoionais podem ser solicitadas por e-mail no endereço coasi.cgpds@funai.gov.br ou pelo telefone (61) 3247 6883/6890.
Assessoria de Comunicação / Funai