Notícias
Em Goiás, Funai realiza visita técnica a comunidade Xavante para promover direitos sociais dos indígenas
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizou, entre os dias 21 e 23 de agosto, uma visita técnica à comunidade indígena Xavante localizada no município de Niquelândia, em Goiás. A ação teve como objetivo promover e proteger os direitos sociais do grupo, que enfrenta desafios desde que passou a viver na região, em 2007. A equipe da Coordenação Técnica Local (CTL) da Funai em Goiânia realizou um mapeamento detalhado da área ocupada pelos Xavante e conduziu reuniões com autoridades municipais para fortalecer o apoio local e promover a regularização fundiária da área.
Os dados coletados e as informações técnicas do caso foram submetidos ao Ministério Público Federal (MPF), que solicitou a ação. Com o objetivo de disponibilizar uma rede local de apoio aos indígenas, foram realizadas reuniões com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente; a Secretaria Municipal de Governo; a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Nas reuniões, foram discutidas possíveis soluções para a falta de espaço adequado à comunidade e estratégias de etnodesenvolvimento que garantam a sustentabilidade e o bem-estar dos Xavante. Responsável por orientar e executar a política indigenista, com o apoio dos estados e municípios, a Funai também se comprometeu a continuar o monitoramento da situação e a buscar o engajamento das autoridades locais na implementação de políticas públicas que assegurem os direitos e a dignidade da comunidade indígena, como destaca o chefe da CTL da Funai em Goiânia, Francisco Oliveira.
“A visita técnica da Funai representa um passo importante na promoção dos direitos sociais dos Xavante, reafirmando o compromisso do Governo Federal com a proteção e o respeito às comunidades indígenas, em consonância com as determinações do Ministério Público Federal”, afirma.
Assessoria de Comunicação/Funai