Notícias
Diretoria Colegiada da Funai realiza última reunião de 2024 com balanço das ações e planejamento para o próximo ano
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizou a última reunião de 2024 da sua Diretoria Colegiada (Dircol), nesta segunda-feira (16). Os membros da Dircol apresentaram os balanços e resultados das ações realizadas ao longo de 2024, com destaque para os avanços nos processos de demarcação de terras indígenas, desintrusão, combate a incêndios, fortalecimento institucional e ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. Também foram abordados os esforços voltados para a valorização dos servidores e o aprimoramento da gestão administrativa, com foco na eficiência, transparência e na implementação de políticas efetivas para a proteção dos direitos dos povos indígenas.
As reuniões da Diretoria Colegiada, realizadas semanalmente desde o início da atual gestão, são essenciais para assegurar a implementação de políticas públicas efetivas, alinhadas às diretrizes institucionais. Por meio desse espaço, a Funai reafirma seu compromisso com a proteção dos direitos dos povos indígenas, o fortalecimento institucional e a promoção de ações estruturantes em todo o Brasil. A presidenta da Funai, Joenia Wapichana, destacou a importância do trabalho integrado e estratégico realizado pela Diretoria Colegiada ao longo do ano.
“A Dircol realiza deliberações coletivas. As situações são compartilhadas, analisadas e deliberadas com as diretorias. Tal como os povos indígenas sempre fazem em assembleias, em colegiados, a Funai também tem o seu colegiado. Isso possibilita que a Funai tenha um posicionamento técnico, uniforme e institucional”, destaca a presidenta.
Estiveram presentes a presidenta Joenia Wapichana, as diretoras Lucia Alberta, de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável; Janete Carvalho, de Proteção Territorial; Mislene Metchacuna, de Administração e Gestão; a procuradora federal junto à Funai, Carolina Augusta; o coordenador-geral de Gestão Estratégica, Artur Nobre Mendes; e o ouvidor substituto, Igor de Souza.
Dircol
Criada pelo Decreto nº 11.226, de 7 de outubro de 2022, a Diretoria Colegiada é o órgão responsável por dirigir a Funai e desempenha um papel estratégico na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas indigenistas. Entre suas principais competências estão o estabelecimento de diretrizes e estratégias, a formulação e execução de planos de ação, a análise de instrumentos de planejamento estratégico e orçamento, a deliberação sobre a proteção territorial e a promoção dos direitos dos povos indígenas, além da definição de metas e indicadores de desempenho.