Notícias
"Direitos sem retrocessos: Demarcando espaços” é o tema da Funai durante o Abril Indígena 2024
Neste mês de luta, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) inicia a programação do Abril Indígena 2024. Com o tema “Direitos sem retrocessos: Demarcando espaços”, a Funai reforça o protagonismo dos povos indígenas, a resistência e o cumprimento de seus direitos ancestrais. A luta se amplia pela demarcação de territórios e pela participação ativa nas instâncias de decisão, garantindo acesso digno a direitos sociais, territoriais e o fortalecimento da diversidade cultural dos mais de 305 povos indígenas do Brasil.
Semanalmente a Funai irá abordar temas importantes como: proteção territorial, participação indígena, sustentabilidade e bem viver, a partir do trabalho que vem sendo feito pelo governo federal.
Durante o Abril Indígena, diferentes povos indígenas do Brasil estarão envolvidos em uma série de atividades e mobilizações. Ao longo do mês, serão promovidas diversas agendas na sede da Funai, em Brasília com o objetivo de fortalecer a luta dos povos indígenas.
Acampamento Terra Livre (ATL)
Entre os dias 22 e 26 de abril, a Funai estará presente na 20° edição do Acampamento Terra Livre (ATL), a maior mobilização indígena do país e que é realizada anualmente sob a organização da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Com o tema “Nosso Marco é Ancestral: Sempre estivemos aqui”, o evento reunirá milhares de lideranças e representantes de povos indígenas de todas as regiões do país no Complexo Cultural Funarte, em Brasília.
Assessoria de Comunicação/Funai