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Acesso à informação
Ouvidoria da Funai: conheça e acesse os serviços do setor
Durante o Abril Indígena 2023, a Ouvidoria da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) reforça seu papel de ouvir e acolher os povos indígenas, principais usuários dos serviços públicos do órgão em todo o país. Como ponte democrática entre os serviços públicos e os seus usuários, o setor tem a missão de ofertar um atendimento atento, empático, técnico e solidário, e de buscar respostas institucionais satisfatórias às manifestações cidadãs.
Os direitos indígenas e os direitos dos usuários dos serviços públicos são a base para a atuação da Ouvidoria que, em diálogo com as cidadãs e os cidadãos indígenas, bem como com as servidoras e os servidores, contribuirá para a retomada e o fortalecimento da Funai, enquanto órgão executor da política indigenista do Estado brasileiro, observando sua missão de promover e garantir direitos.
A Ouvidoria é também um espaço e uma das ferramentas para registro dos casos de violações de direitos humanos e de promoção de gestão participativa, em que os grandes atores são os cidadãos e cidadãs indígenas.
É com esse espírito que a Ouvidoria convida os indígenas a apresentar suas manifestações, seja por meio da Plataforma Fala.BR, seja presencialmente, na sala localizada no 2° andar da Sede da Funai, em Brasília (DF).
A equipe da Ouvidoria estará disponível para os indígenas e demonstrar os diferentes usos dessa plataforma, pela qual é possível formular, na aldeia ou na cidade, pedidos de Acesso à Informação, Solicitação de providências, Sugestão, Reclamação, Denúncia, Elogio e ideias para desburocratizar o serviço público (Simplifique).