Notícias
Nota sobre ações da Funai para indígenas atingidos pelas cheias no Acre
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) informa que acompanha a situação dos indígenas atingidos pelas cheias no estado do Acre e vem adotando medidas de emergência voltadas a essa população. A Fundação articula junto ao governo estadual e municípios ações de socorro às etnias. O trabalho é realizado pela Coordenação Regional da Funai Alto Purus, localizada em Rio Branco.
Diversas famílias indígenas que tiveram suas moradias inundadas estão sendo atendidas em abrigos temporários organizados pelo poder público local. A Funai monitora a situação deles e presta apoio a famílias em áreas com alto risco de inundação e que ainda não foram direcionadas para abrigos. A Fundação também prepara medidas que garantam a segurança alimentar dos atingidos, com a distribuição de alimentos a essas pessoas.
O alto volume de chuvas e a cheia dos principais mananciais da região afetam populações indígenas em contexto urbano e em terras indígenas nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia e Rio Branco. Entre os povos atingidos estão os Jaminawa, Manchineri e Kaxinawá.
Nesta segunda-feira (27), servidores da Funai estão em Brasiléia onde participam da Sala de Situação das Enchentes. O trabalho está sendo acompanhado pela Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos Sociais (CGPDS) da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS) da Funai. A Fundação segue atenta à situação a fim de garantir que todos os esforços serão envidados no sentido de garantir a proteção dos direitos dos povos originários.
Assessoria de Comunicação / Funai