Notícias
Nota de Pesar - Alessandra Guató
É com profundo pesar que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) recebe a notícia do falecimento, ocorrido hoje (22), de Alessandra Alves de Arruda Guató, importante liderança da Terra Indígena Baia dos Guató.
Nascida em 04 de julho de 1982 e formada em técnica de enfermagem e psicologia, Alessandra alcançou na semana passada o título de mestra. Dedicou sua vida ao serviço em prol dos povos indígenas, deixando um legado valioso para as futuras gerações.
Alessandra desempenhou papéis fundamentais em diversas instâncias de representação e contribuiu significativamente para a defesa dos direitos dos povos indígenas, em especial das mulheres indígenas.
Foi presidenta da Takiná, Organização de Mulheres Indígenas do Mato Grosso, fez parte do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI), integrou o Conselho Estadual de Educação Indígena e sua atuação se estendeu à Comissão Nacional de Educação Indígena, onde atuou no Ministério da Educação (MEC).
A Funai se solidariza com os familiares, amigos e a comunidade indígena neste momento de luto. O legado de Alessandra Guató permanecerá vivo.
Assessoria de Comunicação/Funai