Notícias
Lideranças Xavante apresentam demandas na sede da Funai, em Brasília
Foto: Rafael Campos/Funai
Uma comitiva de aproximadamente 30 lideranças Xavante compareceu nesta terça-feira (31) na Sede da Funai, em Brasília, para apresentar demandas referentes a empreendimentos que perpassam suas terras, atividades de etnodesenvolvimento e indicações de representantes para compor equipe da Funai nas Coordenações Regionais de Ribeirão Cascalheiras e Barra do Garças.
Os indígenas eram representantes das Terras Indígenas São Marcos, Pimentel Barbosa, Koluene, Sangradouro, Parabubure e Areões, todas em Mato Grosso.
A diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta Andrade, atendeu o grupo e declarou “Nós vamos trabalhar na Funai sempre pela legalidade. Nós vamos sempre incentivar vocês a fazerem atividades dentro das terras indígenas conforme a lei assegura. Nossa missão é essa: garantir os direitos dos povos indígenas, garantir que vocês possam viver em paz e harmonia.”
Contentes com o novo governo, as lideranças manifestaram confiança na nova gestão da Funai. “Espero que haja transparência no trabalho com os povos indígenas, espero que os projetos tenham bom resultado no futuro e para as gerações”, comentou Felix Xavante, da Terra Indígena São Marcos.
Também presente na reunião, a equipe da Coordenação-Geral de Licenciamento Ambiental comprometeu-se a posteriormente visitar as terras indígenas para tratar de assuntos referentes à Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) e a BR 080.
Assessoria de Comunicação/Funai