Notícias
Joenia Wapichana se reúne com a coordenadora regional do Maranhão, Edilena Krikati
A coordenadora regional do Maranhão, Edilena Krikati, foi recebida, nesta terça-feira (1º), pela presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), na sede do órgão, em Brasília (DF). Um dos objetivos do encontro foi dialogar sobre o Acordo de Cooperação Técnica para a instalação do Centro Integrado de Proteção Territorial Indígena, em Grajaú (MA).
Durante a reunião, também foi discutida a organização funcional da Coordenação Regional do Maranhão (CR-MA) e possíveis soluções para os conflitos fundiários que estão ocorrendo dentro das Terras Indígenas sob jurisdição da CR – MA. “Precisamos de soluções que sejam harmoniosas para todos os envolvidos”, afirmou Edilena.
Dois casos elencados pela coordenadora referem-se às demandas do povo Krikati, acerca da reintegração de posse das áreas de boa-fé que estão sendo ocupadas novamente por não indígenas, e das áreas que estão sendo desmatadas pelos não indígenas de má fé. Outro caso refere-se às questões relativas ao licenciamento ambiental reivindicado pelo povo Kanela, cuja área da Terra Indígena Kanela possui uma estrada estadual que corta a aldeia Escalvado.
Durante o encontro, Edilena também abordou o Plano Básico Ambiental e a Linha de Transmissão que passa dentro da Terra Indígena Cana Brava, além de outras questões que envolvem o licenciamento ambiental da região.
Participaram da reunião o assessor da Presidência, Martinho de Andrade; e a coordenadora-geral de Licenciamento Ambiental, Julia Paiva.