Notícias
Governo Federal inaugura agência da Caixa para facilitar atendimento aos povos indígenas
Fotos: Lohana Chaves/Funai
O Governo Federal inaugurou nesta segunda-feira (06) uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) no município de Bonfim (RR). A abertura da unidade irá reforçar o acesso ao atendimento bancário dos povos indígenas. A presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, participou da solenidade ao lado de lideranças, representantes da CEF e autoridades locais.
A nova agência oferece serviços bancários e opera os programas sociais do Governo Federal. A iniciativa integra o plano de atendimento especial para os povos indígenas do Amazonas e de Roraima, criado a partir de determinação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em apoio aos Yanomami.
“A inauguração desta agência no dia de hoje é resultado de uma mobilização, articulação, discussões e reuniões realizadas lá em Brasília, juntamente com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e a Caixa, nas quais se constatou a necessidade de aproximar as instituições bancárias dos indígenas, tendo em vista as longas distâncias entre as comunidades e a zona urbana. A intenção é facilitar o acesso desses povos aos benefícios sociais. Desta forma, a Funai retorna a ser um órgão indigenista que atua na defesa dos direitos dos povos indígenas”, salientou a presidenta Joenia Wapichana.
Ainda nesta segunda (06), a presidenta da Funai visitou uma unidade móvel da CEF em Normandia (RR). O Caminhão Caixa presta os mesmos serviços de uma agência, mas de forma itinerante. Outra unidade da Caixa e uma nova Casa Lotérica serão instaladas em São Gabriel da Cachoeira (AM) até julho. As ações irão beneficiar 10 mil famílias indígenas de sete municípios de Roraima e outras 20 mil de oito municípios amazonenses.
O conjunto de medidas de apoio aos indígenas partiu de articulações realizadas pela Funai com diferentes órgãos. As ações integram um protocolo de intenções firmado entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Caixa para atendimento especializado ao público indígena, conforme anunciado no início de fevereiro.
A bancarização dos indígenas também vem com uma ação para melhorar a qualidade de atendimento a essa população. Será ofertada a presença de tradutores, já que são muitos os idiomas falados nas comunidades. Outra novidade é que os cartões do Bolsa Família passam a ter a função débito, podendo ser usados nos mais diversos estabelecimentos. A Caixa também avalia financiar projetos do Povo Yanomami, os quais serão definidos com a comunidade e demais parceiros.
Assessoria de Comunicação / Funai