Notícias
Inovação e Gestão
Funai realiza workshop para “Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento na Perspectiva de Desempenho”
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas promoveu, na última sexta-feira (4), o workshop “Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento na Perspectiva de Desempenho”. A atividade, voltada a todos os servidores do órgão, teve como objetivo definir o conceito de desempenho no trabalho e identificar as condições que o explicam; classificar os problemas de desempenho a partir de sua natureza; descrever adequadamente uma necessidade de desenvolvimento e demonstrar os procedimentos de registro de necessidades de desenvolvimento no portal do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec). Confira a apresentação.
Desde a publicação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas na administração pública direta, autárquica e fundacional, em setembro de 2019, a elaboração do PDP se dá por meio do Portal Sipec. Ao longo dos últimos 4 anos, suas funcionalidades foram disponibilizadas paulatinamente. Assim, esta será a primeira vez que o PDP será elaborado 100% via sistema Sipec.
Durante a iniciativa, foi apresentado o Guia para a realização do Levantamento das Necessidades de Desenvolvimento (LND), adaptado à realidade da Funai, que propôs alterações para preenchimento no sistema considerando as especificidades do órgão indigenista, visto que a metodologia do levantamento de necessidades proposta pelo órgão central do Sipec é padronizada.
No workshop, também foi explicado aos participantes que Necessidade de Desenvolvimento é a lacuna identificada entre o desempenho esperado e o desempenho atual, derivada da diferença entre o que o servidor deveria saber fazer/ser e o que ele sabe fazer/ser, com efeito sobre os resultados organizacionais. A Chefia da Unidade, o Representante da equipe e os demais servidores da Unidade, ao identificarem lacuna no desempenho, devem refletir se ela se deve às condições ambientais e motivacionais alheias ao processo de qualificação e aperfeiçoamento.
Como forma de desenvolver competências para melhorar o desempenho, devem ser elaboradas atividades de aprendizagem estruturadas para impulsionar o desempenho competente da atribuição pública em resposta a lacunas de performance ou a oportunidades de melhoria descritas na forma de necessidades de desenvolvimento, realizada em alinhamento aos objetivos organizacionais, por meio do desenvolvimento assertivo de competências.
Para o PDP 2024, as principais mudanças chamam atenção para duas figuras: o Representante da Equipe e a Chefia da Unidade, que deverão se cadastrar previamente no Portal Sipec. O Representante da Equipe é o servidor responsável pelo cadastramento e deve incluir as necessidades no Portal Sipec. Já a Chefia da Unidade é o dirigente máximo da unidade responsável por ponderar sobre as necessidades identificadas pela equipe e decidir sobre a validade/pertinência destas necessidades para sua unidade e subordinadas.
As etapas do levantamento de necessidades para o PDP 2024 da Funai consistem no cadastro no portal Sipec; identificação das necessidades; registro das necessidades; validação das necessidades; e consolidação e priorização.
A etapa de "identificação das necessidades pela equipe" e a de "validação das necessidades pela chefia" ocorrerão simultaneamente. Dessa forma, quando o Representante da Equipe finalizar o cadastro das necessidades no Portal Sipec, a Chefia da Unidade poderá iniciar o processo de validação das mesmas.
As próximas etapas previstas para a iniciativa são o levantamento interno das necessidades de desenvolvimento pelos servidores e suas equipes de trabalho, que ocorre entre os dias 7 e 28 de agosto; o preenchimento das necessidades pelos representantes de equipe no Portal Sipec e validação pela Chefia da Unidade, que ocorre até o dia 6 de setembro; a consolidação e priorização das necessidades apresentadas pelas Unidades no Portal Sipec pela Unidade de Gestão de Pessoas, que ocorrerá entre 8 e 22 de setembro; e a validação final pela Presidência da Funai e envio do PDP 2024 para o Órgão Central do Sipec, prevista para o período de 25 de setembro a 2 de outubro.
Acesse o Guia para Elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2024.
PNDP
A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) foi instituída pelo Decreto nº 9.991/2019, que regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112/1990, quanto a afastamentos, além de introduzir regras quanto ao planejamento anual do desenvolvimento dos servidores públicos.
O objetivo é estabelecer uma cultura de planejamento de ações de desenvolvimento entre todos os órgãos da Administração Pública Federal, com base no alinhamento das necessidades de desenvolvimento dos servidores com o objetivo institucional de cada órgão e entidade, prezando pela transparência de informações.
O Decreto da PNDP estabelece alguns requisitos quanto a despesas com capacitação e à concessão de afastamentos para servidores para a realização de ações de desenvolvimento, como a licença para capacitação e os afastamentos para participação de programas de pós-graduação.
PDP
O Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) é o principal instrumento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), elaborado anualmente pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec). Ele apresenta as necessidades de desenvolvimento que deverão ser atendidas ao longo do ano por meio de ações de capacitação.
Sua elaboração deve levar em consideração as especificidades da Funai na busca pelo cumprimento de seus objetivos institucionais e as particularidades do processo de qualificação e aperfeiçoamento dos servidores. A finalidade é obter um planejamento das ações de desenvolvimento de toda a Funai para otimizar custos e priorizar ações que estão de acordo com os objetivos institucionais.
Saiba mais sobre a PNDP e sobre os normativos do PDP.
LND
O Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento (LND) é o processo que permite obter as informações necessárias para elaboração do PDP, sendo este um instrumento de planejamento das necessidades de desenvolvimento dos servidores para o ano seguinte.
É importante o envolvimento do servidor nesse processo para que ele possa pensar o que é necessário desenvolver para aprimorar o seu desempenho no setor e, assim, auxiliar no alcance dos objetivos institucionais da melhor forma, além de pensar em se desenvolver para melhoria da qualidade de vida e da sua satisfação no trabalho.
Além disso, para que o servidor possa se afastar (licença para capacitação; afastamento para mestrado, doutorado e pós-doutorado; estudo no exterior e treinamento regularmente instituído), é obrigatório que a necessidade de desenvolvimento que motivará o afastamento esteja registrada no PDP.