Notícias
Funai promove Formação dos Coordenadores Regionais em Brasília
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) está promovendo, em Brasília, a Formação dos Coordenadores Regionais da instituição de 22 a 24 de novembro. O evento, realizado no Bay Park Resort Hotel, na Vila Planalto, teve sua abertura conduzida pela presidenta Joenia Wapichana.
Durante o encontro, os participantes discutem a missão da Funai, as competências de cada setor e conhecem os gestores responsáveis por diferentes áreas. O objetivo é compartilhar informações, experiências e abordar desafios e soluções para otimizar as atividades da instituição.
Os coordenadores regionais terão a oportunidade de aprimorar seu entendimento sobre os fluxos e atribuições relacionados à Presidência da Funai, bem como às três Diretorias: Diretoria de Administração e Gestão (Dages), de Proteção Territorial (DPT) e de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS).
Em sua fala inicial, Joenia Wapichana destacou a importância do protagonismo indígena na gestão da Funai: "Quando assumi a presidência da Funai, nós assumimos inicialmente como um indicativo de que os povos indígenas falam à mesa de igual para igual, olhando nos olhos e apresentando a necessidade de ter um órgão forte. Isso é histórico, ter a participação indígena nesta gestão, rompendo a ideia de incapacidade. Nunca na história da Funai se fez esse exercício de ter indicação de lideranças para assumir as coordenações regionais. O que buscamos é uma Funai forte, compromissada com os povos indígenas", pontuou.
Enfatizando o crescente envolvimento indígena nos espaços governamentais, a Funai não tem medido esforços para cumprir sua missão de promover e proteger os direitos dos povos indígenas ao longo deste ano. Atualmente, a instituição conta com indígenas em cargos de destaque, incluindo o comando das Coordenações Regionais.
Com 39 Coordenações Regionais (CRs) em todo o território nacional, a Funai descentraliza suas operações para coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas em todo o país. Para mais informações sobre o papel das CRs, acesse aqui.
Além da presidenta da Funai, participaram da mesa de abertura o diretor de Gestão Ambiental, Territorial e Promoção ao Bem Viver Indígena do Ministério dos Povos Indígenas, Bruno Potiguara, e o secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba.
Assessoria de Comunicação / Funai