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Funai passa a integrar o Centro de Operação de Emergências em Saúde Pública (COE - Yanomami)
Foto: Divulgação/Funai
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) passou a integrar o Centro de Operação de Emergências em Saúde Pública (COE - Yanomami), aberto para acompanhar e reforçar as ações contra a grave situação de desassistência sanitária e nutricional constatada no território localizado no Norte do país. O COE está sob coordenação da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e terá a função de planejar, organizar e controlar medidas durante o período de emergência.
A primeira reunião do COE foi realizada na quinta-feira (26), com participação da Funai. Estiveram presentes a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta Andrade de Oliveira, e a coordenadora-Geral de Promoção dos Direitos Sociais, Andrea Bitencourt Prado.
O Centro de Operações vai atuar diariamente, em uma ação coordenada, tanto na área de vigilância, assistência à saúde, como na avaliação do impacto socioambiental da ação de garimpeiros na região Yanomami, território indígena com mais de 30 mil habitantes. A previsão inicial é que funcione por um prazo de 15 dias, que será ampliado de acordo com a necessidade.
Desde o último dia 20 uma força-tarefa federal atua na região, após decreto da Presidência da República, instituindo o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária no território Yanomami, e portaria do Ministério da Saúde, declarando emergência em Saúde Pública diante da necessidade de ação imediata frente à crise humanitária enfrentada em Roraima.
A Funai coordena a entrega de alimentos na Terra Indígena Yanomami. Nesta semana, foram distribuídas 35 toneladas de alimentos na região de Surucucu, interior do Estado. Além disso, a Fundação apoia o acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e também atua na distribuição de ferramentas, utilizadas em atividades tradicionais das comunidades. Clique aqui para saber mais.
Planos de Ação
As áreas técnicas do Ministério da Saúde irão elaborar planos de ação para serem executados no âmbito do COE. Essas áreas terão atuação direta para proposição de estratégias que envolvem diferentes frentes, como o controle e tratamento da malária, da oncocercose e parasitoses intestinais, como também suporte laboratorial para diagnóstico e logística de insumos, ações de imunização e planos de nutrição e alimentação para os indígenas Yanomamis. Além disso, hospitais de campanha e demais ações de assistência estão sendo planejadas para garantir rápida resposta ao grave estado de saúde encontrado na população desse território indígena.
COE
O COE é o responsável por coordenar as medidas a serem empregadas durante o estado de emergência, incluindo a mobilização de recursos para o restabelecimento dos serviços de saúde e a articulação com os gestores estaduais e municipais do SUS. O comando será feito pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em articulação com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Secretaria de Atenção Primária (SAPS), Secretaria de Atenção Especializada em Saúde (Saes), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Organização Pan Americana de Saúde (Opas), Ministério da Defesa, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e Funai.
Assessoria de Comunicação / Funai
Com informações do Ministério da Saúde