Notícias
Funai inicia articulação para criar a Rede de Proteção Social do Povo Maxacali
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) deu início às tratativas para a criação de uma Rede de Proteção Social do Povo Maxacali. A iniciativa busca garantir o acesso dos indígenas a direitos sociais por meio de ações integradas entre diferentes órgãos e instituições.
Uma equipe técnica da Funai esteve em seis municípios mineiros nas últimas semanas dialogando com a gestão municipal para estudos e levantamento de necessidades. Os municípios visitados foram Santa Helena de Minas, Bertópolis, Machacalis, Ladainha, Teófilo Otoni e Araçuaí. O grupo também esteve nas terras indígenas onde residem os indígenas Maxakali para o processo de escuta e articulações junto às lideranças.
O trabalho está sendo conduzido pela Coordenação Regional Minas Gerais e Espírito Santo, localizada em Governador Valadares (MG), com o suporte da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS) da Funai, por meio das Coordenações-Gerais de Promoção dos Direitos Sociais (CGPDS) e de Promoção da Cidadania (CGPC).
Segundo a servidora da Funai Danielle Brasileiro, entre os próximos passos, está prevista a organização de palestras, exposições culturais e um encontro entre os municípios da itinerância Maxakali, com formação aos agentes públicos e pactuações conjuntas nas três esferas de poder. A criação da rede deve beneficiar 2.574 indígenas Maxakali de 420 famílias, residentes nas Terras Indígenas Maxakali, Aldeia Escola Floresta, Mundo Verde e Cachoeirinha.
“A construção da Rede Maxakali tem como princípio basilar o combate ao preconceito étnico e prestação de uma política pública que empreenda o povo indígena a partir de sua cosmovisão. É através da consolidação das Redes Intersetoriais e Interinstitucionais que faremos do Brasil um Estado verdadeiramente indigenista”, afirma a servidora.
A orientação e o monitoramento de políticas específicas no contexto da proteção social direcionada a todos os povos indígenas no Brasil é parte da missão da Funai, que tem como uma de suas atribuições a promoção da acessibilidade a direitos sociais em articulação intersetorial e interinstitucional.
Assessoria de Comunicação / Funai