Notícias
Funai estabelece parceria com a Escola Nacional de Administração Pública
Foto: Acervo Funai
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) oficializou, na última semana, a assinatura de um Protocolo de Intenções oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública - Enap. Esse instrumento permite que órgãos e entidades estabeleçam uma base de cooperação técnica e operacional para a capacitação e aperfeiçoamento de profissionais por meio de cursos à distância.
A partir desta parceria, a Funai poderá utilizar a plataforma Escola Virtual. Gov – EV.G, hospedando cursos, gerenciando inscrições, emitindo certificados, e compartilhando dados relacionados a capacitações realizadas na plataforma. Essa iniciativa visa fortalecer a capacidade estatal de gerir políticas públicas específicas para atender às demandas dos povos indígenas.
O Protocolo de Intenções foi assinado considerando a relevância da iniciativa tanto do ponto de vista institucional quanto da perspectiva de ampliação da capacidade estatal. A Funai agora está habilitada junto à Enap para cooperar no desenvolvimento de conteúdos específicos sobre a pauta indígena, participar da criação de novos cursos em parceria com a Enap, traduzir cursos considerados relevantes para as comunidades indígenas, entre outras possibilidades.
O Extrato foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (27). O Protocolo tem vigência de 5 anos a partir da data de assinatura, proporcionando um período significativo para desenvolver e consolidar essa parceria.
A iniciativa visa não apenas capacitar servidores públicos conforme a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), estabelecida pelo Decreto n° 9.991, de 28 de agosto de 2019, mas também oferecer cursos específicos para os povos indígenas por meio da plataforma EV.G.
Assessoria de Comunicação/Funai
Com informações da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal