Notícias
Funai, EMPAER-MT e lideranças do povo Paiter Suruí planejam ampliar atendimento técnico aos indígenas de Rondônia
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER-MT) e lideranças do povo Paiter Suruí na última quarta-feira (12/07), realizaram uma reunião para discutir o planejamento estratégico que visa beneficiar os povos indígenas de Rondônia.
A reunião contou com a presença de uma equipe de servidores da Coordenação Regional de Cacoal (RO), do representante da EMPAER-MT, Hayath Alves Raimundo, e do cacique geral do povo Paiter Suruí, Almir Suruí. O objetivo foi ampliar o atendimento técnico já prestado pela EMPAER-MT às famílias indígenas da aldeia Sertanista Apoena Meireles, localizada na Terra Indígena Sete de Setembro, no município de Rondolândia, Mato Grosso.
O Coordenador Regional da Funai, Rubens Naraikoe Suruí, destacou a importância da ação. "A manutenção dessas famílias indígenas é de extrema importância, pois contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades indígenas, o fortalecimento da economia familiar e o acesso aos meios de desenvolvimento sustentável".
O acompanhamento técnico dos produtores indígenas contribui diretamente para o incremento da renda familiar, com o aumento da produtividade e a consolidação da produção sustentável nas comunidades. Além disso, a regulamentação visa a valorização dos produtos originários da agricultura tradicional, a garantia de que os indígenas tenham acesso direto à inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), a garantia do bloco do produtor para emissão de nota fiscal após suas vendas e a inclusão no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A reunião foi um passo importante para a melhoria da qualidade de vida das comunidades indígenas. Com a regulamentação, os indígenas terão acesso a mais recursos e oportunidades, o que contribuirá para o desenvolvimento sustentável das comunidades.