Notícias
Funai e Ministério dos Transportes se comprometem a ampliar o diálogo entre as instituições
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Ministério dos Transportes se comprometeram nesta segunda-feira (21) a ampliar o diálogo sobre projetos prioritários para o Governo Federal e que envolvem a proteção aos povos indígenas. Foi durante uma reunião entre a presidenta Joenia Wapichana e o subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides, na sede da Funai, em Brasília.
Conforme Benevides, o Ministério dos Transportes está buscando ampliar a alinhamento com os diferentes órgãos da Administração Pública no intuito de impulsionar os trabalhos da pasta que envolvem outras esferas do governo, entre elas, a Funai. “Esse diálogo é muito precioso pra gente. Queremos muito contar com a Funai para estabelecer uma nova relação com o órgão indigenista“, afirmou.
Na ocasião, a presidenta pontuou que a instituição está à disposição para colaborar com a pasta, porém destacou o quadro de escassez de pessoal que a Funai vive, com cerca de 1,3 mil servidores em todo o país. “Neste primeiro ano, estamos organizando a casa, e a primeira demanda é recompor o quadro de servidores, além de criar um plano de carreira“, ressaltou Joenia Wapichana.
No mês de maio, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a realização do concurso da Funai. O certame oferecerá 502 vagas de níveis superior e intermediário. Segundo Joenia, outra prioridade é a regularização das terras indígenas, bem como o atendimento de demandas judiciais.
Também participaram da reunião a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Lucia Alberta Andrade, e a coordenadora-geral de Licenciamento Ambiental, Julia Paiva. Pelo Ministério dos Transportes estiveram presentes a coordenadora-geral de Licenciamento Ambiental e Assuntos Territoriais, Paloma Campos, e a Chefe de Serviço de Assessoria, Fani Mamede.
Assessoria de Comunicação / Funai